Noites mais longas e dias mais curtos, um frio de rachar e muita chuva à mistura (ainda falta esta), mas é de facto a época em que só saímos à rua cobertos com camadas e camadas de roupa e com o queixo a tremer. Mas isto não tem de resultar numa pele seca e sensível, lábios gretados, calcanhares rachados e pele em escamas.

Uma boa rotina de cuidados de rosto e corpo e atenção redobrada às necessidades da nossa pele, consoante o ambiente e os produtos, são peças fundamentais para prevenir meses de vermelhidão, comichão e inflamação, consequências do frio.

Rosto

É a zona mais desprotegida do nosso corpo, merecendo uma cautela especial. Em qualquer estação do ano, limpar e hidratar são os dois passos indispensáveis a uma boa rotina de pele. Com as temperaturas mais baixas, é fundamental ter alguns cuidados extra na escolha dos produtos.

Inverno à vista! 6 cuidados a ter para proteger a pele das baixas temperaturas
Inverno à vista! 6 cuidados a ter para proteger a pele das baixas temperaturas
Ver artigo

Ter atenção aos ingredientes é também fundamental: dizer não à fragrância e ao álcool, e abraçar produtos que evitem a pele seca e irritada. O gel de limpeza deve ter um efeito delicado, para purificar a pele, mantendo-a hidratada. Já o creme hidratante deve ser rico em óleos naturais, como o esqualano, cuja função é nutrir a pele.

O protetor solar é obrigatório, já que os raios solares estão em ação todo o ano, acarretando consequências para a saúde da nossa pele. À noite, altura que o nosso corpo recupera, é essencial aplicar um creme ou uma máscara que sejam mais ricos e focados na hidratação. Para um kit de autocuidado extra, os tratamentos profissionais são poderosos: tanto a limpeza de pele, que elimina as células mortas, permitindo uma melhor absorção da nossa rotina diária, como o microneedling, que estimula o colagénio e restaura o brilho da pele.

Corpo

20 celebridades e influencers provam que os gorros são tão cool como quentes
20 celebridades e influencers provam que os gorros são tão cool como quentes
Ver artigo

Um dos melhores remédios caseiros é o banho. Ao mesmo tempo que relaxa o corpo, também alivia os danos causados pelas hormonas ligadas ao stress. Tal como no rosto, é necessário limpar a pele e aplicar hidratante duas vezes ao dia. A esfoliação é essencial, por exemplo com uma escova corporal, que além de limpar a pele, desintoxica e estimula o sistema linfático. Ao tomar banho, usar (principalmente durante esta estação) um sabonete ou gel duche que seja calmante e nutritivo, e após a lavagem aplicar um hidratante que nutra e acalme a pele. No fim, uma boa dose de hidratação. A ureia é um ingrediente a ter em atenção, pois ajuda a reforçar a barreira cutânea.

Mãos e pés

É verdade. Facilmente nos descuidamos e quando nos apercebemos, já é tarde demais. Não esquecer, de manhã e à noite: hidratar, hidratar e hidratar. Já disse hidratar? Proteger as mãos com luvas é fundamental e, num S.O.S., aplicar um creme rico em hidratação, colocar luvas de algodão e deixar atuar durante a noite. Já os pés, esfoliar regularmente ou, caso sinta que não tem tempo, recorrer a uma máscara peeling e dizer adeus aos calcanhares rachados.

Espreite as nossas sugestões para uma rotina de pele anti-frio!