Tatuar a pele é uma decisão que envolve, para alguns, muita ponderação e, para outros, uma grande dose de expontaneidade. Mas trate-se de peças executadas com mais ou menos reflexão, uma coisa é certa: ter tatuagens bonitas exige cuidados, sobretudo durante o período de cicatrização.

"É importante salientar que uma tatuagem é uma ferida, uma ferida artística, como tal, requer muitos cuidados para não infectar", explica a tatuadora Sofia Dinis. Se tem "fazer uma tatuagem" na sua bucket list ou se se está a preparar para fazer mais uma, leia atentamente tudo o que se segue.

 Limpar com regularidade - e escolher bem o sabão

"Após a realização de uma tatuagem recomendo lavar com sabão com um pH neutro", aponta Sofia. Já quanto à frequência, essa "depende muito da pele, o importante é que a zona tatuada permaneça limpa."

Como prevenir infecções?

Para Sofia o segredo é simples: "manter a tatuagem o mais limpa e hidratada possível respeitando todas as indicações fornecidas pelo tatuador".

Hidratar. A vaselina ou óleo de coco pode ser o suficiente

"É absolutamente essencial o uso de hidratantes ou cicatrizantes dependendo da tatuagem e pele. Uso em todos os meus clientes um penso película, à prova de água, de protecção contra impactos, sujidade ou outras agressões exteriores. É igual aos que são usados nos hospitais e substitui a película convencional de cozinha. Este penso permanece 4 dias na pele, garantindo uma proteção ou barreira anti-bacteriana. No caso das minhas tatuagens, devido ao meu traço fino e mão leve, a pele não chega a inflamar, por isso recomendo vaselina ou óleo de coco, apenas para fazer uma hidratação."

Respeitar o tempo de cicatrização

"Uma tatuagem em média cicatriza em 15 dias, depende de pessoa para pessoa. Mas na realidade só ao fim de 30 dias é que podemos dizer que está totalmente cicatrizada. A nossas células renovam de 30 em 30 dias, no caso de uma pele sem patologias." Para Sofia, este é um dos maiores erros cometidos: "o pior [erro] de todos é não respeitarem o tempo de cicatrização e irem para a praia ou piscina. Acho que se as pessoas tivessem noção do risco que correm, não o fariam. Costumo dizer que o pior nem é o sol, mas sim o contacto com águas eventualmente contaminadas, em contacto com uma ferida aberta. São apenas 15 dias que ditam o resultado final de uma tatuagem para o resto da vida".

Está indecisa sobre fazer uma tatuagem?

A tatuadora é peremptória no que toca a indecisões. "Se está indecisa é porque ainda não chegou a altura de fazer uma tatuagem", diz. "Não gosto de influenciar, gosto que me procurem com a certeza que querem tatuar", explica.

Fugir do sol

"Durante os primeiros 15 dias não expôr ao sol ou solário. A luz solar direta deve ser evitada, uma vez pode causar queimaduras com alguma facilidade, visto que a pele está bastante mais sensível."

Evitar banhos longos e piscinas

"Os banhos longos devem ser evitados durante o processo de cicatrização. O amolecimento constante da pele pode levar à perda de cor. Não recomendo de todo: piscinas, mar ou lagos, pois há uma maior propensão para a infeção da pele tatuada que, tal como já referi, é uma ferida aberta."

Não ir ao ginásio - não, a sério

"Evitar transpirar, pois o suor, as bactérias, e sujidade podem originar uma inflamação, devendo assim evitar atividades físicas durante o processo de cicatrização."

Usar roupas largas

"Evitar o uso de roupas muito apertadas que podem irritar a pele recém tatuada."

5 tatuadoras portuguesas muito cool para seguir no Instagram
5 tatuadoras portuguesas muito cool para seguir no Instagram
Ver artigo

Coçar é estritamente proibido

"O prurido é algo que pode acontecer. Digo sempre aos meus clientes que 'comichão é falta de hidratação' e a verdade é essa. Se a zona tatuada estiver hidratada, a pele não está a escamar e é daí que advém a vontade de coçar. O uso de roupas apertadas também pode ser um factor. Infelizmente, a má técnica da parte do tatuador, como a má introdução do pigmento, pode originar algum desconforto/prurido. Na pior das hipóteses, se a pessoa tatuada estiver com as imunidades baixas, também pode sofrer algum desconforto acrescido. Existem diversos factores, mas o mais comum é falta de hidratação."

Como escolher um tatuador?

"É das questões mais importantes quando decidimos fazer uma tatuagem e infelizmente não é prioridade na cabeça de muitos", lamenta Sofia Dinis, explicando que a pesquisa é essencial: "antes de tatuar é necessário uma pesquisa, definir gostos, perceber concretamente o que queremos e o que gostamos. O preço é a coisa menos importante. Refiro-me concretamente ao caso de escolherem o tatuador pelo preço mais em conta."

Hidratar e proteger do sol para sempre

"Felizmente as tintas de tatuagem evoluíram muito e hoje em dia um bom tatuador usa boas tintas. Antigamente, as tatuagens tendiam a ficar esverdeadas, azuladas, entre outras cores, em vez de preto, com o passar do tempo. Hoje, isso não acontece, pois existem tintas que mantêm o pigmento intacto. No entanto, é essencial contar com a colaboração da pessoa tatuada. É sem dévida um trabalho de equipa, entre tatuador e tatuado. Se fizer uma tatuagem incrível mas o cliente não respeitar as minhas recomendações, o resultado não irá será o desejado. A hidratação e protecção solar são ainda, dois dos cuidados essenciais a ter em consideração, para que o resultado a médio e longo prazo, seja o melhor possível."

sofiadinis.sheisart
A tatuadora no seu estúdio. Contacto para marcações: 216097949 créditos: Instagram @sofiadinis.sheisart

Por último: não complicar

"Não compliquem, deixem nas mãos dos profissionais", diz Sofia. "Por vezes chegam ao meu estúdio com muita ansiedade, cheios de ideias e todas elas muito baralhadas… Existem desenhos que não encaixam com a anatomia do corpo, tem de haver um dialogo entre corpo e desenho, a isso chamo Design que é a minha base de formação. Para mim é fundamental criar o desenho no momento, com o cliente à minha frente para que cada desenho flua organicamente no corpo que irá ser tatuado."

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda