Conhecer a sua pele é, provavelmente, a parte mais importante e o primeiro passo para que esta seja bem cuidada e se mantenha saudável. Estarmos conscientes das suas necessidades, das zonas que precisam de mais atenção e das mudanças que vai sofrendo ao longo do tempo é imprescindível. No entanto, para que isso aconteça, temos primeiro de saber qual é o nosso tipo de pele. Aqui, encontra toda a informação necessária para descobrir o seu.

Tipos de pele

Antes de saber como rotular a sua pele, é preciso saber que tipos de pele existem. É importante saber distinguir os tipos de pele dos problemas ou doenças da epiderme, como é o caso da acne, da rosácea, ou de manchas. Estes problemas podem ter uma maior inclinação para surgir em determinadas peles, mas não são considerados tipos de pele. Estes são os quatro principais:

Pele oleosa

Tem excesso de óleo, o que deixa os poros muitas vezes congestionados. A pele oleosa tem menos tendência a enrugar, mas costuma ter inclinação para problemas de hiper-pigmentação, borbulhas e acne. Neste caso, as glândulas sebáceas da pele produzem demasiado óleo, algo que pode acontecer devido a causas genéticas, a climas húmidos, ou a produtos que secam demasiado a pele, forçando-a a produzir óleo em excesso.

Pele mista

Pessoas com este tipo de pele costumam ter a zona das bochechas mais seca e a zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosa. O maior desafio costuma ser encontrar produtos que funcionem igualmente bem nas duas zonas diferentes do rosto, porque produtos que tratam áreas oleosas tendem a sensibilizar as zonas mais secas, e vice-versa.

Pele seca ou desidratada?

Há uma diferença entre pele seca e pele desidratada: enquanto a seca é, de facto, um tipo de epiderme que não produz óleo suficiente, a pele fica desidratada quando não bebemos água suficiente ou enfrentamos temperaturas extremas.

Pele Seca

A pele seca pode ser uma herança genética, estar relacionada com mudanças hormonais e de dieta, certas medicações ou com o envelhecimento. Este tipo de pele tem uma maior tendência a escamar e costuma ser algo rígida e “apertada”, por ter falta de elasticidade. Quem tem a pele seca sente que nunca lhe dá hidratação suficiente, porque a pele tem sempre sede.

Pele sensível

Os sinais de uma pele sensível? Costuma ficar vermelha, irritada, inflamada ou fazer comichão. Tem tendência a ser seca. Este tipo de pele pode reagir de forma negativa quando experimenta um novo produto, corar com facilidade na presença de calor, e tem uma maior tendência a apanhar escaldões, ter eczemas e rosácea.

Descobrir o tipo de pele

Não é preciso um utensílio mágico nem ser uma expert no assunto: basta limpar muito bem o rosto, com um produto de limpeza delicado que não deixe a pele seca ou sensível. Não aplique mais nada - nem cremes, nem tónicos, nem sérums - na pele. Depois vem a parte difícil: durante a hora seguinte, tente não tocar no seu rosto.
Agora vem o passo final, em que deve observar a sua pele ao espelho e estar atenta ao que sente.

Tenho acne, e já passei da idade. O que faço?
Tenho acne, e já passei da idade. O que faço?
Ver artigo

A cor e o brilho

A pele sensível tem tendência a ficar vermelha e irritada depois de utilizar produtos, por isso a vermelhidão pode ser um sinal de que este é o seu tipo de pele. Se já consegue ver algum brilho em todo o rosto, incluindo as bochechas, deve ter pele oleosa. Se observa uma mistura das duas características anteriores, sendo que a zona das bochechas é a mais seca e a zona T a mais oleosa, então a sua pele deve ser mist

O tamanho dos poros

Observe o tamanho dos seus poros. Se conseguir vê-los depois de estar a alguns passos de distância do espelho, então é provável que a sua pele seja oleosa. Se não tiver poros visíveis, a sua pele é seca. Se for uma combinação dos dois, adivinhou: deve ser mista.

A elasticidade

Mova delicadamente a sua pele e seja se forma rugas com facilidade quando a pressão é aplicada. Este é outro indício de uma pele seca a mista, enquanto que a pele oleosa não costuma enrugar.

O truque do papel absorvente

Se observar o rosto ao espelho se revelar inconclusivo, pode sempre experimentar o truque do papel absorvente: basta encostar o papel a diferentes zonas do seu rosto e depois ver, contra a luz, se existe algum óleo visível. Se o papel ficar completamente seco depois de o encostar a todas as zonas do seu rosto, tem pele seca; se ficar apenas oleoso na zona T, provavelmente a sua pele é mista; se ficar oleoso em todo o rosto, então a pele deve ser oleosa também.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram