Se pensa que a escolha deste dia foi feita ao acaso, engana-se. O Dia da Grávida foi escolhido no nono dia do nono mês (9 de setembro), precisamente por simbolizar os nove meses de gestação. Período esse onde o corpo da mulher passa pelas maiores alterações da sua vida, física e emocionalmente. É o peso que aumenta, a barriga e os seios a crescerem todos os dias, as pernas cada vez mais pesadas e cansadas, mudanças que desafiam a pele das futuras mamãs.
Para além do teste diário à elasticidade da pele, existem outras questões que podem surgir durante este período. Como o melasma, que se caracteriza pelo aparecimento de manchas no rosto, causado pelo aumento do depósito de melanina, sendo boa ideia prevenir com proteção solar e sérum anti-manchas. Ainda no rosto, também é possível que apareça acne, resultado das mudanças hormonais e, por consequência, o aumento da produção de oleosidade.
Passando para outras zonas do corpo, um dos maiores medos da gravidez no que toca à pele é as estrias. É impossível evitá-las a 100%, mas o importante é tentar reduzir ao máximo a sua probabilidade. Para isso, é necessária hidratação, hidratação e mais hidratação. Beba muita água, nutra bem a pele (barriga, seios, glúteos e coxas), evite usar roupa muito justa e faça exercício regularmente.
Existem ainda tratamentos específicos que também não devem ser menosprezados. Como o bálsamo para mamilos, óleo para a zona do períneo ou spray anti-prurido, que devem ser usados para aliviar as dores e desconforto das grávidas.
Comentários