SPF

A sigla SPF (Sun Protection Factor) - em português FPS, Factor de Protecção Solar - foi estabelecida pela FDA (USA Food and Drug Administration) e mede o tempo de protecção que o produto confere à pele contra os raios UVB. Por exemplo, uma pessoa com pele normal, que começa a queimar passado 10 minutos, usando SPF 15 (o mínimo recomendado a ser utilizado, mesmo para quem tem pele mais morena) ficará protegida 15 mais vezes, neste caso o equivalente a 150 minutos).

UV

O índice UV, ultravioleta, é uma medida dos níveis de radiação solar ultravioleta. Pode ser dividida entre as categorias UVA e UVB.

UVA

A radiação UVA é sobretudo responsável pela deterioração dos componentes dérmicos, causando danos a longo prazo. São os raios que penetram nas camadas mais profundas da pele, interferindo em áreas como a elasticidade da pele e o colagénio. É com este tipo de radiação que está associado o aparecimento de rugas, pigmentação e melanomas.

UVB

A radiação UVB é a que produz efeitos mais imediatos. Os raios afectam as camadas mais superficiais da pele, tendo como principais resultado eritema, que é a queimadura da pele. É a responsável pelo bronzeado, pelos escaldões, e, em última instância, pelo cancro de pele.

Químico vs Físico

Protecção solar com cor? A melhor invenção desde o auto-bronzeador
Protecção solar com cor? A melhor invenção desde o auto-bronzeador
Ver artigo

Os protectores solares químicos contêm ingredientes que absorvem os raios UV e causam uma reacção química, impedindo que estes possam penetrar na pele. São por vezes mais fáceis de usar uma vez que podem ser mais leves (a nível de textura) do que os protectores físicos. Os protectores físicos (ou minerais) contêm ingredientes minerais activos que criam uma camada protectora sobre a pele, reflectindo os raios UV. São recomendados para quem tem pele sensível, já que são menos susceptíveis de obstruir os poros.

H de horário

Não é novidade que os raios UV são mais fortes entre as 10 da manhã e as quatro da tarde. Por isso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é mesmo limitar a exposição solar nesse período.

R de Roupa

Chapéus com aba larga - mostramo-lhes alguns, aqui -, óculos de sol que tenham protecção UVA e UVB e roupa de algodão, de preferência que não seja justa ao corpo, ajudam a proteger-se ainda mais do sol.

S de Sombra

A sombra pode ser enganadora. Quando se quiser afastar dos raios solares procure uma sombra efectiva e lembre-se que cenários como uma árvore, um toldo ou um guarda-sol são falíveis, pelo que não oferecem protecção completa. Se estiver perante uma destas situações não deixe de reaplicar o protector solar.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.