Susana Chaves, diretora

Os meus lábios ressentem-se assim que as temperaturas caem – secam, gretam e pedem atenção redobrada. Apesar de serem mais práticos, acabo por preferir bálsamos em pote do que sticks, com algumas honrosas exceções. Gosto de bálsamos labiais que vão muito além do básico, cuidando, hidratando e protegendo também. Tenho sempre alguns favoritos que não só cumprem o que prometem, como são verdadeiros aliados no dia a dia.

Entre os meus eleitos, o Hydra Beauty Nutrition Lip Balm da Chanel destaca-se por ser um bálsamo que nutre profundamente e realça o volume e a luminosidade natural dos lábios, com uma textura indulgente que se funde de imediato. Além disso, tem dos melhores cheiros nesta categoria de produto. Já o Baume Confort Lèvres da Sisley é um verdadeiro escudo contra o frio e a poluição, com uma fórmula rica em óleos e manteigas botânicas como karité, kokum e manga, garantindo hidratação duradoura sendo também uma base perfeita para maquilhagem. Para picos de frio ou momentos em os lábios precisam de reparação intensiva, o Uriage Bariéderm Labial não falha: pensado para lábios secos e gretados, é prático pela sua embalagem e forma de aplicação mas também muito eficaz.

Joana Maia Rodrigues, editora

Se há algo com o qual nunca saio de casa sem, é o bálsamo labial. Faça sol ou chuva, seja inverno ou verão, os meus lábios estão sempre secos e precisam de hidratação a toda a hora. Já usei vários bálsamos labiais, desde os de supermercado à farmácia e ainda perfumaria e depois de tantos testes, confesso que são poucos os que realmente funcionam comigo. Trago-vos o meu top 3, aos quais alio uma pequena esfoliação para eliminar as peles mortas e conseguir lábios hidratados, repulpantes e bonitos.

Sem rodeios, começo pelo meu favorito de todos os tempos: a máscara labial da Laneige que merece todo o hype e mais algum. Este produto é realmente incrível, nenhum outro deixa os meus lábios tão nutridos e volumosos num espaço de tempo tão grande. Mesmo depois de absorvido pela pele, sente-se uma sensação duradoura de hidratação e preenchimento. Um indispensável não só antes de dormir, como na preparação para me maquilhar. Sempre que estou em casa, não resisto a aplicar.

Por ter lábios secos, prefiro sempre utilizar hidratantes labiais com cor, em vez de batons ou gloss, mas nunca tinha encontrado um que ficasse realmente bonito. Isto, até comprar o Lip Butter da Summer Fridays na cor Vanilla Beige. Com um tom acastanhado que destaca os lábios de forma delicada e natural, ao mesmo tempo que entrega uma boa dose de hidratação. Também fica incrível combinado com lápis de lábios e é perfeito para qualquer ocasião. Desde a primeira utilização que não o tiro da carteira!

Para quem procura uma opção prática, sem cor, para transportar na carteira mas que entregue todos os benefícios que mencionei acima, o 101 Ointment Multibalm da Lanolips é a escolhe certeira. O melhor de tudo? Por ser um produto multiusos, aplico ainda nas cutículas e na pele seca em torno do nariz quando esta está frigilizada de tanto me assoar.

Liliana Pedro, redatora

Como sobreviver às baixas temperaturas? Com o meu kit "frio, chega para lá": camadas de roupa, creme hidratante e bálsamo labial. No inverno, tendo em ter os lábios mais secos gretados e, por isso, tenho sempre comigo ora na mala, ora na mesinha de cabeceira bálsamos labiais. Já experimentei vários e tenho três favoritos.

Não é novidade nenhuma que adoro a Laneige, Sou uma fã assumida do Lip Glowy Balm da Laneige. É ideal para hidratar os lábios e dar um toque de brilho. Por vezes, chego a aplicá-lo por cima do batom.O 101 Ointment Multibalm da LanoLips é também um preferido. Adoro a versão com fragrância a morango. É ideal para quem tem lábios extremamente secos.

Por fim, o Hydra Beauty Nutrition Nourishing Lip Care da Chanel tem um packaging super minimalista é um "must" na minha rotina. Apesar de parecer pequeno, dura uma eternidade. É um cuidado nutritivo que evita secura indesejada e dá um aspeto saudável da zona dos lábios.

Rafaela Pinto, redatora

Se há algo que não pode faltar na minha rotina de inverno, são os bálsamos labiais – partilho três dos meus favoritos, mas tenho um arsenal de bálsamos em todas as minhas carteiras. Infelizmente, sofro muito com lábios secos e gretados, sobretudo nesta estação. Adoraria ter um super segredo infalível para partilhar, mas o verdadeiro truque está na simplicidade: reaplicar o bálsamo constantemente ao longo do dia. Essa é a minha melhor arma para evitar a secura dos lábios.

O Lip Glowy Balm da Laneige é o meu "number one". Apesar de ser grande fã da versão da máscara noturna, prefiro usar este por ser mais prático de aplicar. É perfeito para dar um toque de brilho enquanto hidrata profundamente, ideal para o dia a dia quando estou maquilhada. Já o Cold Cream Marine da Thalgo é o meu aliado para uma reparação intensa nos dias em que sinto que tenho os lábios mais gretados. E, para aquela proteção clássica e confiável, o Bálsamo Atoderm da Bioderma nunca me deixa na mão, especialmente quando os lábios estão mais sensíveis.