Todos os dias vemos nascer novas tendências e truques de Beleza, na sua maioria, vindos das redes sociais, em especial do Tik Tok. Numa era em que a informação flui à velocidade da luz, torna-se difícil distinguir o que tem validade, do que não tem. A Beleza é uma das categorias mais atingidas pelo fenómeno, sem milhares os "especialistas em cosmética ou pele" que apregoam as suas verdades e conselhos. Mas será que sabem mesmo do que estão a falar?

A barreira cutânea explicada por uma dermatologista
A barreira cutânea explicada por uma dermatologista
Ver artigo

O mais recente beauty hack a ser falado no Tik Tok, está por conta de Marlo Rodrigue. Isto porque partilhou um vídeo onde massaja um pepino congelado por todo o seu rosto, ao mesmo tempo que explica os seus benefícios. Já tínhamos visto algo parecido com cubos de gelo, uma técnica desaprovada por muitos médicos e (verdadeiros) especialistas, mas com pepino, nunca.

Para ficarmos esclarecidas sobre este assunto, pedimos a opinião a Marta Ferreira - autora d' "O Livro da Pele", do blog A Pele Que Habito, Mestre em Tecnologia Farmacêutica e Douturanda em Ciências Farmacêuticas - que nos explicou tudo sobre as consequências do uso do pepino congelado na nossa pele.

A especialista explica:

"Muitas vezes somos tentados a extrapolar relações de causa-efeito entre atitudes e eventos do dia-a-dia que na verdade não existem. Sabe-se por exemplo que no verão a compra de gelados e o número de afogamentos crescem na mesma proporção, mas isso não significa que um evento seja a causa do outro. Há um terceiro fator, que pode estar na origem de ambos os eventos, e que neste caso é o facto de estarmos no verão.

Voltando ao exemplo do pepino, e partindo do princípio que a experiência do vídeo é verdadeira, é possível que também neste caso haja algum fator desconhecido a contribuir para a redução das marcas de acne. O uso de proteção solar, a aplicação de cosméticos com esse efeito, ou a simples cicatrização natural da pele podem explicar esta observação. Isto porque os extratos de pepino são usados em cosmética há muitos anos pela sua ação hidratante e apaziguante, mas não há qualquer indício claro de que possam ser úteis na redução de marcas de acne além da contribuição para estes efeitos.

8 sprays de farmácia que vão reparar e apaziguar a pele irritada em segundos
8 sprays de farmácia que vão reparar e apaziguar a pele irritada em segundos
Ver artigo

Já a redução dos papos e olheiras descrita no vídeo pode ser atribuída ao efeito vasoconstritor que qualquer objeto frio terá sobre a pele, reduzindo assim a acumulação de líquidos e a aparência dos vasos sanguíneos dilatados. Apesar de nos termos habituado a ver o pepino ser usado para este efeito nos media e na indústria cosmética, não é claro que este fruto seja mais do que um veículo para o efeito frio e para o aporte de água e nutrientes à pele.

Em termos de segurança, é importante recordar que o uso de objetos muito frios sobre a pele pode originar queimaduras. Além disso, a alegação de baixo preço é enganadora: a menos que o mesmo pepino congelado dure vários meses, o seu custo por utilização será superior a qualquer cosmético de supermercado ou farmácia. E se tivermos em conta a praticidade de utilização, segurança, e eficácia expectável desta prática, que deixam muito a desejar, o balanço é claramente negativo."

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.