1. A esfoliação funciona e recomenda-se

Se for mesmo preciso, marque na agenda: faça da esfoliação um ritual semanal, durante o banho. Se cumprir com esta tarefa ao longo de todo o ano, a textura da pele (não apenas a das pernas) ficará — sim, adivinhou — mais suave e uniforme. O bronzeado resulta mais bonito numa pele cuidada e, se preferir o autobronzeador, o efeito também vai ser bem mais realista e luminoso. Se for muito esquecida, deixe a embalagem do esfoliante ao lado da do champô, e use-o pelo menos uma vez por semana (o esfoliante!).

null

2. Depilação... para quem gosta, claro.

Para evitar cortes, arranhões ou irritações, e se for das muitas adeptas da depilação por corte (acredite, são mesmo muitas), escolha um aparelho desenvolvido especificamente para  senhoras, já que possui uma cabeça móvel e arredondada, e adapta-se melhor às curvas femininas. Se preferir não usar a lâmina ou mesmo a cera, o laser (o Alexandrite é de longe o mais eficaz) é o ideal para exterminar os pêlos, nalguns casos definitivamente.

3. Dê-lhes um tratamento de estrela

Existem mil aparelhos e tecnologias, mas uma boa massagem de modelação manual é ainda uma das melhores ferramentas. Ajuda a tonificar, drenar e até diluir, a celulite no corpo. Existem bons profissionais e locais especializados a cada esquina, mas o famoso tratamento Leg Fit Express, da terapeuta Izabel de Paula, já foi notícia por várias vezes na televisão (tal como o seu método Levanta BumBum) e é procurado por anónimas e celebridades. O método é personalizado e ajustado aos objectivos de cada cliente. Principalmente indicado para mulheres com problemas de circulação, retenção de líquidos, pernas inchadas, varizes ou derrames, a massagem consiste numa drenagem linfática, realizada com produtos à base de princípios activos específicos. O resultado é uma melhoria na circulação venosa e linfática, eliminação de líquidos e toxinas, redução do inchaço, e pernas bem mais leves.

4. Beba drenantes ou chás detox

Se sofre com pernas inchadas, seja Verão ou Inverno, uma bebida ou chá drenante pode ser uma ajuda preciosa. Escolha-a com o aconselhamento de um nutricionista ou de um farmacêutico, e respeite as indicações da toma. A composição deste tipo de produto ajuda a drenar os líquidos, reduzindo a sua retenção, e ainda colabora na redução do armazenamento de gorduras no corpo. Existem muitas opções em clínicas e farmácias, mas o bom velho chá verde continua a ser infalível.

5. Aniquile derrames e varizes

As varizes e/ou os pequenos derrames são um problema para a maioria das mulheres, afectando pessoas de diferentes faixas etárias, tipos de pele e estilos de vida. São muito inestéticos e, para além de não ficarem bem na fotografia, podem contribuir para a sensação de peso ou de cansaço nas pernas. Em caso de varizes mais pronunciadas, denunciam problemas circulatórios que exigem a atenção de um especialista. Em Lisboa, existe na Clínica MEA uma consulta vascular com um médico especialista em angiologia que, após uma avaliação cuidadosa, pode recomendar o Vasculight, combinado ou não com a escleroterapia (injecções localizadas para tratar os derrames), um procedimento não invasivo, com laser, para tratar varizes, aranhas vasculares ou derrames. Os resultados variam consoante a indicação clínica de cada paciente, mas já podem ser visíveis logo após a primeira sessão. A vantagem deste tratamento — que pode requerer repetição até se obter o resultado ideal — é que as lesões vasculares desaparecem de forma progressiva, e os efeitos visíveis do tratamento são muito discretos, sarando de forma rápida. Normalmente não são necessários cuidados especiais, mas podem ser recomendadas meias de compressão.

6. O imprescindível adelgaçante

Aplicar um produto remodelante, adelgaçante ou anti-celulítico, ajuda sempre na redução de alguns centímetros no perímetro das coxas. Kim Kardashian partilhou recentemente o seu produto preferido, e a boa notícia é que ele está à venda em Portugal: o Creme Desintoxicante Firmador Estimulante, da The Seaweed Bath Co., é orgânico, vegan e isento de parabenos. Procure sempre produtos que, além de antioxidantes e vitaminas, contenham ingredientes que estimulam a circulação e restauram a elasticidade da pele. A cafeína é um desses ingredientes — estimula a micro-circulação — e um dos mais eficazes (mas não é para beber quatro cafés por dia).

Qualquer que seja a fórmula preferida, o segredo está na regularidade (duas vezes ao dia, todos os dias... do ano). Nos casos em que o produto assim indique, faça uma massagem em movimentos circulares, de baixo para cima, e insista nas zonas rebeldes. Se a automassagem não é a sua praia, procure um adelgaçante que seja só espalhar... e já está (sim, existem!)

7. Pratique exercício físico

Britney Spears não tem um par de pernas de matar qualquer uma de inveja, só porque acordou "assim". A cantora partilha regularmente nas redes sociais a sua rotina intensa de exercícios, que lhe garantem — além de muitos seguidores de pernas bem torneadas — esse bom resultado. Caminhadas ou exercícios localizados irão ajudar na circulação e tonificação das pernas. Inscreva-se num ginásio, numa box de crossfit, adira ao power-yoga e/ou converse com um personal trainer, para saber quais os treinos mais eficazes para o seu tipo de corpo e objectivos. Depois, mande-nos fotos dos progressos #mirandamanda.

Está na cara: ingredientes inacreditáveis da cosmética
Está na cara: ingredientes inacreditáveis da cosmética
Ver artigo

8. Faça do autobronzeador o seu aliado

Se ainda não aproveitou os dias de sol e não quer denunciar as pernas ainda muito pálidas, o autobronzeador é a solução para o período de transição entre os modos "lula" e "Miss Hot Legs". O ideal é fazer uma esfoliação semanal (já avisámos lá em cima) e depois aplicar o produto na pele bem seca e limpa. O segredo para uma boa e eficaz aplicação (e para não ficar com as mãos "bronzeadas"), é usar luvas descartáveis e espalhar até a pele absolver completamente o produto, evitando as zonas mais rugosas. Algumas clínicas estéticas e lojas especializadas, como a boutique Benefit no Chiado, em Lisboa, realizam sessões de autobronzeamento, uma boa opção para quem não se quer aventurar sozinha em casa. Há pacotes para bronzeamento de corpo completo, ou só zonas específicas, do corpo ou no rosto e no decote, e em apenas dez minutos.

Outra opção para quem gosta de programar com antecedência um bronzeado saudável, são as pílulas com efeito activador da melanina. É o caso das cápsulas Sunissime da Lierac, que tem nos seus princípios activos o betacaroteno e um suplemento de vitamina A, que vão estimulando a produção de melanina e proporcionam um bronzeado mais uniforme e duradouro.

9. Sim, há uma coisa chamada maquilhagem de corpo

Há uma vasta opção de geles e sprays específicos para as pernas, que substituem o efeito uniformizante dos collants, como o Airbrush Legs Lotion, da Sally Hansen. Mas com a aproximação do Verão, não param de nos chegar novidades entusiasmantes: Rihanna, por exemplo, deixou as fãs em histeria, ao lançar um iluminador de corpo no site da sua marca de maquilhagem Fenty Beauty (que entrega em Portugal, just sayin') e que esgotou... em apenas um dia. Caso não queira esperar pelo re-stock, uma opção é a Base Creme de Alta-Cobertura #FauxFilter, de Huda Beauty.

As suas pernas vão gostar destes ajudantes: 

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda