Sabemos que o mais importante é proteger a pele dos perigos da radiação solar de forma a evitar futuros problemas de saúde, como o cancro da pele e também o envelhecimento precoce. Como tal, o uso de protetor solar no rosto e no corpo é imprescindível, mas, por vezes, basta uma pequena distração para o temível escaldão ser uma realidade na nossa pele.
Os escaldões são uma resposta inflamatória da pele causada pela exposição excessiva (e sem proteção) à radiação UVA e UVB. São acompanhados por vermelhidão, secura, uma dolorosa sensação de ardor e prurido que, em casos mais graves, pode resultar em bolhas e pele escamada.
Se vier a sofrer uma queimadura superficial, o primeiro passo deve ser colocar a pele sob água fria durante alguns minutos. Este gesto pode limitar a extensão e a profundidade da queimadura e vai ajudar a aliviar a dor e o inchaço.
De seguida, desloque-se à farmácia mais próxima e peça um creme, gel ou spray específicos para tratar queimaduras ou com efeito cicatrizante, sempre de acordo com as suas necessidades. Idealmente, a fórmula deve conter ingredientes ativos específicos para aliviar as irritações, acalmar, proteger e nutrir intensamente a pele, e acelerar e otimizar a reparação epidérmica.
Para que vá de férias prevenido, a Miranda reuniu 10 produtos para tratar queimaduras solares à venda na farmácia. Fique a conhecê-los na galeria abaixo.
Comentários