Em que consiste uma queimadura solar no couro cabeludo e quais os principais motivos para acontecer?

A queimadura solar é provocada pela exposição excessiva aos raios ultravioletas que danificam o ADN, levando à morte de células e inflamação.

A pele do couro cabeludo é vulnerável porque é uma área corporal muito exposta e que está virada para cima, para o sol, e onde geralmente não há vestuário a proteger. Se o cabelo for fino, claro e/ou pouco denso, o risco de queimadura solar é maior, provocando rubor e dor.

6 cuidados a ter na praia para um cabelo saudável e brilhante
6 cuidados a ter na praia para um cabelo saudável e brilhante
Ver artigo

Quais os sinais de que estamos com o couro cabeludo queimado pelo sol?

Habitualmente, a queimadura é detetada pela sensação de couro cabeludo sensível, quente, com ardor ou dor, que surge pouco após atividades ao ar livre e ao sol. A pele fica inicialmente vermelha e quente e posteriormente há descamação. Em casos mais graves, podem surgir bolhas ou feridas.

Em caso de queimadura solar, qual o tratamento? Que gestos devemos adoptar e evitar nestas situações?

Para aliviar a pele e facilitar a recuperação, pode aplicar-se uma loção (a textura mais indicada para o couro cabeludo), um creme ou gel, com ingredientes hidratantes, calmantes e reparadores, tais como aloé vera, trolamina, calamina, cânfora, mentol, dexpantenol.

Adicionalmente, é importante reforçar o aporte hídrico, ou seja, beber bastante água. E claro, evitar a exposição solar, quando esta é inevitável, o protetor solar é aconselhado, sendo que o uso de chapéu ou boné será a melhor opção. Por vezes, será útil o recurso a certos medicamentos incluindo analgésicos, anti-inflamatórios, anti-histamínicos, entre outros.

Existem pessoas mais susceptíveis a este tipo de queimadura solar que outras?

Sim, há características ou circunstâncias que aumentam o risco de queimadura solar:

  • Pessoas com pele clara
  • Cabelo claro, sobretudo loiro e ruivo
  • Cabelo fino e pouco denso
  • Falta de cabelo, como alopécias
  • Primeiros dias de exposição solar intensa
  • Para e atividades ao ar livre, como passeios, caminhadas, ciclismo, jogging ou running e atividades em altitude, como o montanhismo
  • Profissões ao ar livre (por exemplo, nas áreas do desporto, construção civil, agricultura, pesca, segurança, entre outras)
O dermatologista explica: o que é exactamente um escaldão (e como evitá-lo)
O dermatologista explica: o que é exactamente um escaldão (e como evitá-lo)
Ver artigo

Quais os gestos que devemos adoptar para prevenir a queimadura solar no escalpe?

A prevenção passa por limitar o tempo de exposição, escolher horários mais seguros para as atividades ao ar livre - de manhã, antes da 11h, ou à tarde, depois das 17h - e usar chapéu ou boné e/ou protetor solar. Preferir áreas de sombra. E redobrar os cuidados nos primeiros dias de férias.
Para quem tem habitualmente o cabelo muito curto, vale a pena deixá-lo um pouco mais comprido durante o verão.

Que produtos sugere utilizar nestas situações?

Os protetores solares mais fluidos, com texturas oil-free, são geralmente os mais indicados. Dê preferência aos sprays e brumas pela sua praticidade ao aplicar no couro cabeludo.

Percorra a fotogaleria e conheça os produtos que vão proteger o seu cabelo e couro cabeludo dos danos provocados pelos raios solares: