No verão, tudo o que mais queremos é sol e água. Seja na praia ou na piscina, o cabelo acaba por estar, inevitavelmente, em contacto com o sal e o cloro, tornando a sua proteção um cuidado (ainda mais) indispensável. Reunimos 6 cuidados a ter na praia (ou piscina) para pôr em prática e garantir um cabelo saudável, hidratado e mais bonito durante todo o ano.

1- Não esquecer o protetor solar de cabelo

Juntamente com os protetores solares de rosto e corpo, o protetor solar de cabelo também deve fazer parte do seu necessaire de praia. Tal como acontece com a nossa pele, a radiação solar também pode ser prejudicial para a saúde dos cabelos. Os protetores, não só atuam diretamente contra os raios ultravioleta, como protegem os fios contra o cloro e o sal. Deixam o cabelo hidratado, brilhante e mais macio.

2- Pentear o cabelo após um mergulho

Sempre que vai a mergulhos, seja no mar ou na piscina, o cabelo fica embaraçado e a precisar de cuidados. O ideal é pentear com um pente de dentes largos e, se possível, aplicar previamente o protetor solar, óleo ou um condicionador.

3- Nunca esfregar o cabelo molhado com a toalha de praia

Secar e esfregar o cabelo com uma toalha em casa é considerado um mau hábito, na praia pode ser ainda mais prejudicial. Ao sair da água, o cabelo fica mais frágil devido ao contacto com o sal e os raios solares, e secá-lo com a toalha da praia vai estar a danificá-lo ainda mais. O melhor é deixá-lo secar ao natural.

Lista de supermercado: 8 produtos para manter o cabelo hidratado e nutrido este verão
Lista de supermercado: 8 produtos para manter o cabelo hidratado e nutrido este verão
Ver artigo

4- Sempre que for a banhos, passe o cabelo por água

No fim de cada mergulho, é aconselhado passar o cabelo por água do chuveiro de maneira a remover os resíduos como o cloro e o salitre. Irá poupar o cabelo de estragos e poupar 'trabalho' a si nos cuidados futuros.

5- Proteger os cabelos pintados

Para além de deixar os fios mais secos e sem brilho, a radiação solar pode alterar a cor dos cabelos. Os cabelos pintados, principalmente os loiros, são os mais frágeis durante o verão. Por isso é tão importante proteger o cabelo com os cuidados certos. Champôs e amaciadores com pigmentos são os mais indicados para cortar os reflexos indesejados. Acessórios como chapéus, bonés ou lenços também são uma mais-valia para garantir proteção.

6- Hidratar, hidratar, hidratar

Se durante o resto do ano, hidratação é a palavra-chave para um cabelo saudável e bonito, no verão deve ser a triplicar. Ao fim de um longo dia de praia, é essencial lavar o cabelo com champôs nutritivos e aplicar sempre amaciador ou máscara (no caso de cabelos extra secos e danificados) que reparem os fios do cabelo e devolvam o seu brilho e hidratação natural.

Comece já a pôr em prática estes cuidados e espreite alguns dos nossos protetores solares de cabelo favoritos:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.