O uso do protetor solar é obrigatório, todos os dias, em qualquer lugar e tipo de pele. Isto é algo que não nos cansamos de relembrar, até porque a exposição aos raios UVA e UVB provoca o envelhecimento precoce da pele, assim como, em alguns casos, cancro de pele também conhecido por melanoma. A aplicação do filtro solar deve ser redobrada no verão, em especial, na praia, piscina e todas as atividades ao ar livre. Para além disto, devemos ter outras precauções a fim de evitar ao máximo apanhar um escaldão, como evitar as horas de maior calor, procurar sombra e usar boné ou chapéu.
No entanto, a verdade é que por muito cuidado que se tenha, basta uma distração para que a nossa pele seja queimada pelo sol, afinal de contas, ninguém é perfeito. E as férias são momentos ainda mais propícios para tal acontecer. Mas uma vez que o "mal" está feito, o melhor mesmo é tomar medidas imediatas para proteger a sua pele e ajudá-la a regenerar-se o mais rapidamente possível. Nós trazemos-lhe cinco passos essenciais que deve seguir caso apanhe um escaldão este verão.
Resguardar-se do sol assim que possível
Mal perceba que ficou queimada pelo sol, a primeira coisa a fazer é colocar-se na sombra ou num espaço interior. Mantenha-se longe da exposição solar, caso contrário, só aumentará o grau da queimadura deixando a pele mais sensibilizada. Se possível, nos dias seguintes opte por roupa de manga comprida e calças leves e largas, para evitar um contacto direto com o sol.
Ação SOS: acalmar, regenerar e proteger a pele
Assim que possa, aplique aloé vera ou géis de efeito refrescante para aliviar o ardor e calor sentido na pele. Também é aconselhado a tomar um banho frio para reduzir a vermelhidão e inflamação. Logo a seguir, a preocupação é regenerar a barreira cutânea, usando cremes apropriados para queimaduras solares de primeiro grau como Bepanthene ou Biafine. Use e abuse do creme hidratante corporal várias vezes ao dia, dando preferência a fórmulas sem álcool. E, claro, seja generosa na quantidade e número de aplicações do protetor solar, mesmo à sombra ou vestida.
Manter-se hidratada
A pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, a saúde da mesma é consequência daquilo que ingerimos. Não se esqueça de beber a dose diária de água recomendada (perto de 2L) quando apanhar um escaldão, já que este provoca desidratação.
Jamais puxar a pele escamada
Apanhando um escaldão, a probabilidade de que a sua pele escame é muito elevada. Por muito engraçado que pareça puxar a pele que se vai desprendendo do corpo, está proibida de o fazer. Para além de sensibilizar (ainda mais) a pele, pode causar manchas ou cicatrizes. Deixe-a cair naturalmente e recorra a uma esfoliação suave para se livrar das células mortas, apenas quando a pele deixar de estar inflamada e deixar de sentir desconforto.
Esteja atenta aos sinais que a sua pele lhe dá
A pele não se comporta da mesma maneira em todos os escaldões. Dependendo do grau da queimadura, é possível que a inflamação não passe tão rapidamente quanto espera. É importante que esteja atenta à evolução da recuperação da sua pele e, caso não sinta melhoras, é aconselhamos a contactar um dermatologista já que pode ser necessário a toma de medicamentos ou pomadas sujeitos a receita médica.
Comentários