Foi há bem pouco tempo que Winnie Harlow pisou a catwalk do desfile da Victoria's Secret, fazendo daquele um momento histórico: Harlow foi a primeira modelo com vitiligo a participar no desfile da marca, outrora apenas de lingerie.

Agora, a modelo acaba de escrever mais um pedaço de história, ao fazer o mesmo na Sports Illustrated, uma revista conhecida durante muito tempo por mostrar apenas a versão mais estereotipada da Beleza feminina.

Harlow vai, então, ser a primeira modelo com vitiligo a figurar no número mais célebre da revista, o Swimsuit Issue.

"Poder dizer que estou no Sports Illustrated Swimsuit issue é um sonho que nunca pensei que se tornasse realidade (...) Há certos marcos na carreira de uma modelo que, quando acontecem, te fazem sentir que verdadeiramente conseguiste, e fazer a minha estreia no SI Swim é um desses momentos", disse Harlow numa entrevista à revista People.

O que é vitiligo?

O vitiligo é "uma despigmentação da pele localizada ou difusa, caracterizada por manchas de pele branca bem delimitadas e com tendência para a simetria", pode ler-se no site da CUF.

A causa desta condição crónica é ainda desconhecida, mas as lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de melanina.

"É uma honra não só enquanto modelo, mas também como mulher negra com vitiligo", acrescentou. "Estou tão entusiasmada para as pessoas possam ver vitiligo ser posto sob uma luz tão bonita e sexy que prova que os nossos corpos podem ser celebrados. E isto serve para qualquer tipo de corpo e condição", rematou.

Na mesma entrevista, a modelo deixou ainda um mensagem de esperança: "espero mesmo que as pessoas que lidam com todos os tipos de condição de pele, sobretudo vitiligo, claro, possam ver que não há qualquer tipo de vergonha em mostrar os nossos corpos e a nossa sexualidade tal como qualquer outra pessoa".

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.