Disclaimer: este artigo está livre de spoiler. Ou talvez só um pouco. Mas falando do que interessa. 'Gambito de Dama' é o mais recente sucesso da Netflix. A mini-série conta a história de Elizabeth Harmon - ou Beth, como a mesma prefere - uma orfã, que se revela um verdadeiro prodígio do xadrez. A personagem é interpretada por Anya Taylor-Joy, quando esta chega à adolescência e cuja prestação está irrepreensível.

Séries para assistir no fim de semana e tirar nota dos looks de Beleza
Séries para assistir no fim de semana e tirar nota dos looks de Beleza
Ver artigo

Mas a série vai bem mais longe do que reis, rainhas, cavalos, bispos e torres. A par das fascinantes cenas nos torneios deste desporto (e que nos fazem querer tirar o pó do tabuleiro cá de casa), está um turbilhão de emoções em que está envolta a vida de Elizabeth Harmon. Sim, porque à parte dos jogos e vicíos, esta não deixa de ser uma história de empoderamento feminino. Porquê? Uma mulher num mundo de homens. E pior. A derrotá-los! E claro, como não podia faltar, lá está a Beleza como um importante marco nesta narração.

Para quem já viu a série de fio a pavio, terá percebido que o cabelo e maquilhagem são também personagens em 'Gambito de Dama'. O primeiro impacto é quando Beth chega ao orfanato e lhe é cortado o cabelo acima dos ombro e microfranja. Logo aí, percebemos que haverá uma forte ligação entre os momentos marcantes da personagem e os seus visuais. O que realmente se vai confirmando. Com a mudança de penteado e o uso de maquilhagem à medida que a jogadora de xadrez vai crescendo.

The Crown: os looks de Beleza mais giros e mais icónicos da Princesa Diana
The Crown: os looks de Beleza mais giros e mais icónicos da Princesa Diana
Ver artigo

Em entrevista à Vogue norte-ameicana, o maquilhador e hairstylist da série, Daniel Parker confirmou isso mesmo. "A maquilhagem e cabelo têm de contar a história [de Beth]. São responsáveis por torná-la mais velha e madura. (...)Se essa evolução não for bem feita, então não cumpre o seu trabalho. O figurino é sempre importante", conta o makeup artist.

O cabelo curto bem penteado, o eyeliner e o batom são símbolos de uma Beth crescida, capaz de derrotar adversários. E mesmo em momentos onde a Beth alcoólica e viciada em comprimidos aparece, lá está um mega eyeliner gráfico estilo anos 60, Twiggi-inspired, para ajuda à cena. Nem o lenço na cabeça faltou para definir uma nova fase. Mas o melhor mesmo é assistir à mini-série.

Na fotogaleria encontra a evolução de Beleza da personagem Beth Harmon em 'Gambito de Dama':

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.