Corria o ano de 2014 quando a rotina de skincare coreana de 7 ou 10 passos virou um verdadeiro fenómeno. Double cleansing, um cocktail de séruns, patches nos olhos, máscaras e massagens faciais, não importava se demorasse 40 minutos a reproduzir, o importante era conseguir uma pele perfeita como a das coreanas ou japonesas.
Olhando para trás, muitos de nós podem agora achar essa tendência excessiva. Afinal de contas, os passos absolutamente fundamentais na nossa pele é apenas a limpeza, hidratação e proteção solar. Claro que os séruns, cremes de olhos e máscaras não estão excluídos da equação, mas ainda nos mantém longe de uma rotina de 10 passos. No entanto, há quem pense exatamente o contrário. Há que fazer ainda mais para atingir a perfeição e assim surgiu agora uma nova tendência do TikTok.
Morning shed ganhou popularidade nos últimos meses nas redes sociais e tem tanto de fascinante como de bizarro. Pelo menos, para mim. Comecemos pelo princípio. Não é possível uma tradução literal para português, mas "morning" significa "manhã" e "shed" pode traduzir-se como "livrar-se de/despojar-se de/despir". Nestes vídeos, as criadoras de conteúdo gravam-se a retirar todos os produtos e acessórios que usaram durante a sua noite de Beleza e é aqui que fica interessante.
Não se trata de rotinas de Beleza noturnas comuns, compostas por uma máscara de rosto ou os famosos heatless curls, estas vão bem mais longe. Falamos de máscaras de rosto, patches de olhos ou para borbulhas, adesivos no rosto para evitar rugas, adesivos que tapam a boca para respirar apenas pelo nariz, adesivos no nariz para facilitar a respiração, fitas à volta do queixo para afinar o rosto e prevenir o duplo queixo, rolos de cabelo, toucas de seda e ainda patches de óleo de rícino na barriga que dizem reduzir a obstipação.
Embora muitas destas tiktokers defendam que esta rotina é a melhor forma de economizar tempo de manhã a arranjar-se, a frase "quanto mais feia te fores deitar, mais bonita acordas" é usada muitas vezes nas legendas destes vídeos. Será que o foco é ficar a dormir mais uns minutos ou simplesmente para atingir determinados padrões de Beleza? E será que toda esta rotina resulta mesmo? Muitos especialista defendem que não, podendo até ser perigosa. Vários médicos já se pronunciaram sobre a tendência e desaconselham a dormir com um adesivo na boca, já que pode restringir o fluxo de oxigénio durante o sono e pode ainda irritar a pele e lábios. Também a utilização de máscaras faciais mais tempo que o indicado pode deixar a pele irritada, ressecada e pode conduzir ao aparecimento de borbulhas. Quanto às fitas no queixo e pescoço, também não existem quaisquer evidências cientificas de que ajudam cm distúrbios do sono ou que afinam o rosto.
Claro que é importante cuidarmos de nós. Uma rotina de Beleza não se trata apenas de colocar cremes e séruns, é, muitas vezes, um momento de autocuidado, os únicos minutos que temos para nos dedicarmos apenas a nós depois de um dia caótico. E enquanto for uma fonte de relaxamento e prazer, perfeito. Mas será que o estamos a fazer por nós ou pelos outros?
Comentários