Sardas naturais, sardas pintadas, sardas tatuadas - tudo é válido numa altura em que a beleza destas pequenas manchas na pele é mais celebrada que nunca. Mas nos mais recentes desfiles para o Outono-Inverno de 2019, surgiu uma nova (e glamourosa) forma de usar sardas: aplicando pequenos brilhantes no rosto.

Nós chamamos-lhe sardas disco por serem tão semelhantes ao brilho da disco ball, e igualmente vistosas. No desfile de Christian Siriano, por exemplo, modelos desfilaram com cristais Swarovski espalhados pelo rosto, reflectindo a luz dos holofotes.

"Os cristais brilham tanto quanto as roupas desta estação", explicou a maquilhadora Erin Parsons à Elle, nos bastidores do desfile. "Queria criar uma sensação de véu; quando uso pedrinhas costumo aplicá-las de forma muito orgânica. Quero que pareçam quase sardas ou sinais".

Em Milão, Terry Barber fez o mesmo no desfile de Marco De Vincenzo, usando pedras de várias cores que acompanhavam uma pele fresca e imaculada, sobrancelhas naturais e uma boa dose de máscara de pestanas.

Portanto, é oficial: as sardas disco são uma tendência para usar não só na discoteca, mas sempre que lhe apetecer. Se a quantidade de brilhantes a assustar, pode sempre aplicar apenas um no canto do olho, ou optar pelo brilho mais tradicional do glitter.