No período ditatorial, Portugal estava fechado ao exterior, o que acabou por estagnar o desenvolvimento da moda e da confeção de roupa. Contudo, ainda antes da queda do regime, Ana Salazar abriu a loja Maçã, que trouxe a Lisboa novas ideais e tendências.

Depois da queda do regime e com a democracia a vigorar em Portugal, Ana Salazar aventurou-se no design de moda e começou a desenhar e a confecionar as suas próprias peças de vestuário. Foi aqui que as suas peças de autor conquistaram o coração dos fashionistas tanto em Portugal, como em França.

Ana Salazar partilhou uma foto sua na piscina e nós ficámos ainda mais fãs
Ana Salazar partilhou uma foto sua na piscina e nós ficámos ainda mais fãs
Ver artigo

Ana Salazar foi a grande criadora dos "Acontecimentos de Moda" em território nacional, que, hoje, conhecemos como desfiles de de moda, sendo também a primeira estilista a ter pisado pela primeira vez a passarela da ModaLisboa. Ao longo da sua longa carreira ainda teve a oportunidade de criar várias campanhas, de participar em inúmeras exposições e de estar presente em diversos congressos. A estilista foi a responsável pelo design do fardamento do pessoal de limpeza de ruas da Câmara Municipal de Lisboa, que continua a ser o mesmo. O trabalho de Ana Salazar é disruptivo e de vanguarda, criado para uma mulher independente e segura.

Na área da Beleza, Ana Salazar criou duas fragrâncias. A edição mais antiga foi lançada em 2004 e, a mais recente, em 2009. Em relação à sua imagem, é o cabelo vermelho vivo que chama toda a atenção a par, claro, com a maquilhagem forte, protagonizada pelos tons mais escuros. Os acessórios, como o turbantes, os lenços e os chapéus também estão ao serviço do icónico estilo da estilista.

No dia em que Ana Salazar celebra 82 anos de vida, conheça os seus looks de Beleza.