Metabolismo lento, falta de vontade, vida muito agitada... Desculpas? Ou estou a ser apenas humana? Isto não é um sprint, é uma maratona. Um compromisso para esta fase da vida em que tudo começa a ter outra perspetiva. Para quê sofrer em demasia por estarmos com o corpo mais sereno e relaxado — que é como quem diz, menos tonificado e musculado? Nos meus 30, em três meses teria perdido uns 10 kg sem esforço. Agora, estou pela metade: perdi pouco mais de 5 kg e com muito esforço. Mas o que interessa é: hoje estou melhor do que há três meses. Há que celebrar as pequenas conquistas — e continuar a manter o foco.

Uma Marguerita (ou duas) e a importância de ser realista

Esta semana cumpri tudo. Bem, quase tudo! Duas exceções: já estou a ver o Dr. Pedro (nutricionista) a benzer-se e a olhar incrédulo para a Teresa, que nos tem acompanhado nas últimas sessões:

  • Uma alheira (mas só com ovo e grelos)

  • Uma Marguerita!

Teve de ser. Sexta-feira foi um dia intenso, com uma consulta muito dura com o meu filho. Cheguei a casa a precisar de uma “bebidinha”. Se o pensei, mais depressa o fiz: tequila, sumo de limão, Cointreau, muito gelo, tudo batido no blender (eu sou das que prefere com o gelo picado), e em cima sal com raspas de lima e chilli. TOP! Teria bebido mais uma, mas vá, como estou de regime, contive-me.

Ginástica? Quase nula. Mas caminhei 40 km!

No exercício, falhei redondamente. Com exceção de uns alongamentos e de meia aula de yoga, esta semana não fui a nenhuma aula de Cycle, CrossFit ou sequer ao ginásio. Vá lá que passeei o cão em barda — fiz cerca de 40 km, o que dá mais de 5 km por dia. Digam lá que eu não vejo o lado positivo em tudo?

Quando o cansaço pesa mais que os quilos

Esta semana senti-me muito cansada e sem energia. Talvez por acumulação das duas semanas anteriores, muito intensas em trabalho. Senti-me velha. Acabada. Sem resistência. Pensei várias vezes: “que injusto que é envelhecer” (sim, sei que é um privilégio, não atirem pedras, estou só a relatar emoções que estavam a marinar…).

Um post no Instagram que mudou o meu mindset

A Internet, sempre pronta para dar um boost, lançou-me esta pérola num post:

“Devíamos começar a referir-nos à idade como ‘nível’. Porque ‘estou no Nível 50’ soa muito mais poderoso do que dizer ‘tenho 50 anos’.”

Adorei. Repostei. E vou levar comigo para esta nova semana.

#DesafioMenopausa: abaixo dos 70 kg, nova fase e foco na proteção solar
#DesafioMenopausa: abaixo dos 70 kg, nova fase e foco na proteção solar

Inibidor do apetite: um empurrão antes das férias

Por falar nisso, esta semana começo a tomar um inibidor do apetite. Quero acelerar a perda de peso antes das férias. Sinto que tenho feito um grande esforço, mas os resultados não acompanham esse ritmo. Nada foi perdido: três meses de bons hábitos alimentares foram essenciais para reaprender rotinas e combinações. Agora, preciso de um boost — mais outro!

Proteção solar: essencial, agora mais do que nunca

Começou o verão (ainda que não no calendário, mas nas temperaturas e sol, sem dúvida). No passado, já tive muitas manchas no rosto (melasma) e gastei bastante em laser e tratamentos para as perder. Felizmente, aprendi cedo: sol no rosto, nunca mais. Sou grande apologista de protetor solar diário, SPF 50, mesmo no inverno — e chapéu na praia.

Ultimamente tenho usado este duo da Mesoestetic: Age Element Brightening Cream – anti-idade com ação antioxidante e Mesoprotech Melan 130 Pigment Control SPF 50+ – emulsão com cor

Aplico os cremes, termino com o protetor solar e sigo com o básico:

  • Pó solto

  • Bronzer

  • Blush

  • Tapa-olheiras

  • Máscara de pestanas

  • Sobrancelhas penteadas

  • Toque de iluminador

E siga.

ADD ON: um novo protetor solar de luxo que adorei

A Sisley Paris lançou esta semana o novo Sunleÿa Soin Solaire Anti-Age SPF 50+ num evento muito giro num quiosque em Lisboa, ali na Praça da Alegria. Para além de prevenir as manchas, este novo produto faz a fotocorreção das que já existem. Quem conhece a marca sabe que cada frasco é um luxo — com ingredientes vegetais e aromas envolventes. Adorei a textura e, este fim de semana que andei sem maquilhagem, usei-o e estou a adorar!

#DesafioMenopausa: abaixo dos 70 kg, nova fase e foco na proteção solar
#DesafioMenopausa: abaixo dos 70 kg, nova fase e foco na proteção solar

Rita Machado sempre teve a comunicação como eixo central – no jornalismo, em agência e na estratégia para clientes. Gosta de conectar pessoas e criar conteúdos. Foi mãe tarde, depois de muitos anos a viajar e divertir-se. Agora, com mais de 50 e na perimenopausa, enfrenta outro grande desafio. Como na maternidade, nunca mais se é a mesma. Mas não baixa os braços: quer envelhecer bem, manter o corpo funcional e aproveitar esta fase da melhor forma.