Mindfulness: 4 exercícios para fazer no trabalho
Mindfulness: 4 exercícios para fazer no trabalho
Ver artigo

Nem sempre é fácil reconhecer o medo e a ansiedade que sentimos em relação ao trabalho, especialmente quando voltamos depois de um longo período de férias, em tempos de mudança ou incerteza. Perder o sono e ter dificuldade em parar de pensar no trabalho quando está em casa. Sentir-se irritado ou frustrado no trabalho. Concentrar-se intensamente nos aspectos negativos do trabalho. Todos estes sentimentos são válidos e reconhecê-los é importante.

Se já sentiu ou está a enfrentar sintomas físicos ou psicológicos relacionados com o seu trabalho, aprenda algumas dicas muito simples de como pode controlar a ansiedade.

1 - Seja organizado

Sentir que está desorganizado pode prejudicar a sua capacidade de concentração e desempenho no trabalho. A desordem visual causa stresse e ansiedade e pode ser a causa da sua distração. Portanto, além de uma lista de tarefas organizada, manter o seu espaço de trabalho limpo e organizado é muito importante.

2 - Decore o seu espaço com coisas positivas

Existe uma relação de causa-efeito entre o ambiente físico e o stresse, o que significa que, se organizar o seu espaço de forma agradável e positiva, por exemplo, com fotografias que façam recordar bons momentos, uma iluminação correta, irá baixar os níveis de stress e ansiedade.

3 - Estabeleça objetivos realistas e claros

É mais fácil ser-se produtivo e eficaz quando se sabe, exatamente, para que objetivo se está a trabalhar. A falta de objetivos realistas e claros pode causar ansiedade quanto às nossas tarefas e responsabilidades. Por isso, o ideal é definir prazos realistas e alcançáveis junto com o seu superior para evitar o stress no trabalho.

4 - Pratique algum desporto ou hobby

Como sabe, a prática de exercício físico ajuda a relaxar e a atenuar os efeitos físicos e psicológicos causados pelo stresse que, neste caso, é no trabalho. Durante a hora de almoço, antes ou depois do trabalho, pratique algum desporto, vá ao ginásio ou faça uma caminhada de 30 minutos. Também pode ser benéfico ter um hobbie, como ouvir música, ler um livro, etc.

5 - Faça pausas para snacks saudáveis e criar relações

Quando estamos com fome sentimos menos marga emocional, podendo provocar ansiedade e irritabilidade. Faça pausas para beber água e comer snacks saudáveis. Aproveite para se relacionar com colegas do trabalho. Levantar-se e mover o corpo pode ajudar a libertar o stress.

6 - Saiba quando procurar ajuda do seu chefe/superior

Se já tentou algumas destas dicas e sente que ainda luta contra a ansiedade no trabalho, talvez esteja na hora de pedir ajuda especializada. Se não for controlada, a ansiedade no trabalho pode evoluir para problemas de saúde mental mais gravas, como transtorno de ansiedade ou depressão.