A Helena é uma das maiores referências dos cabelos em Portugal. Foi sempre um sonho chegar até aqui?

Não tenho essa noção. Eu sou a mais velha de 5 irmãos. A minha mãe cortava-nos o cabelo em casa, sempre me fascinou e isso foi crescendo em mim. Depois, tornei-me a sua substituta e comecei a convencer os meus pais que conseguia conciliar os estudos com a profissão. A minha prima tinha um salão e foi algo muito natural.

Ao longo destes anos, tem algum trabalho e/ou momento que a tenha marcado?

Tenho vários momentos. Sempre procurei ter desafios e não fazer sempre a mesma coisa. Isso tem me levado a sítios e a momentos que são muito especiais, como  fazer o videoclipe da Madonna com o Maluma. Ela é um ícone da minha adolescência.

#BeautyPro: Helena Vaz Pereira, a hairstylist que coloca as emoções ao serviço do cabelo
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Como foi a relação com a Madonna?

Não houve nenhuma, porque não nos podíamos aproximar. Obviamente, ela tinha a sua equipa e nós penteámos os outros participantes. Foi incrível. É uma estrela mundial, não é?

Outro momento marcante foi com os Coldplay, em Coimbra. Eu fiz o cabelo da Carminho e, de repente, quando dei por mim, estava nos ensaios ao lado do Chris Martin. Super tranquilo, falou com toda a gente. Até meu deu dois beijinhos.

O que mais gosta no seu trabalho?

Gosto de estar no salão (Griffe Hairstyle) e de trabalhar na televisão, mas a minha essência é a moda. Adoro desfiles e editoriais. Gosto de todos os dias serem diferentes e de conhecer outras pessoas. No fundo, é tudo cabelo, mas dependendo do trabalho, tens que adaptar e acrescentar algo. Quando já trabalhas há muitos anos, pensas já fizeste tudo, mas não. É um desafio constante.

E o que gosta menos?

O que eu gosto menos é o tempo de espera em televisão. Não é só pentear e já está, tens que ir retocando. Eu adoro aquela adrenalina de desfile, sabes? Sei que dá muito trabalho para apenas 20 minutos, mas gosto disso.

O que diz à nova geração de cabeleireiros?

Digo que é importante gostarem do que fazem, serem persistentes e trabalharem muito. Não podem ter medo de arriscar. É normal errar, mas o importante é voltar a insistir. O processo criativo é assim. É bom termos as nossas referências e depois colocarmos um pouco da nossa personalidade no trabalho e o que nos inspira nas várias áreas, como cultura, natureza e arquitetura.

Falando em desafios, é a nova embaixadora da Wella.

É bom quando tens uma marca que quer estar ao teu lado. Sou agradecida por isso. É uma marca em que confio porque já a conhecia e fez-me o desafio de lançar vários projetos. Ainda estamos só a começar.

Tem algum produto de eleição da marca Wella?

Todos os produtos da nova linha Ultimate Repair. São quatro passos muito rápidos: lavar, hidratar e proteger. O resultado é incrível e tem a vantagem de ser um serviço para o salão que pode ser continuado em casa e não demora muito tempo

A Helena lançou uma coleção com a Wella de corte, cor e styling. Como a descreve?

Pensámos numa coleção que se adapte a qualquer tipo de rosto e cabelo. O cabelo faz toda a diferença no look e na mensagem que queremos transmitir. Podemos ter uma roupa incrível, mas se o cabelo não estiver, o visual não resulta.

As tendências de cabelo para este outono/inverno, de acordo com Helena Vaz Pereira:

O que podemos esperar daqui para a frente?

O projeto que tenho para 2024 é muito importante para mim,  é a área da formação. Vou criar uma academia porque tenho recebido imensos pedidos. É um desafio, mas sei que vai correr bem.

Helena Vaz Pereira não pode adiantar muito sobre a Academia, mas diz: "Quero criar e desenvolver a melhor escola de formação em cabeleireiro com uma experiência única e diferenciada em Portugal". Acompanhe as novidades projeto aqui

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