Quem nunca teve de se arranjar rapidamente ou simplesmente não teve tempo – ou não quis - lavar o cabelo e agradeceu aos Deuses da cosmética a existência do champô seco? Sejamos sinceras, quando usado de forma correcta, é mesmo a salvação de qualquer bad hair day (e até de um good hair day onde só falta um toque de... styling). Um bom spray ou pó para absorver a oleosidade dos fios pode funcionar para todos os tipos e tons de cabelo. É só preciso adicionar um pouco de know-how. Longe vão os tempos em que o querido Batiste estava no topo da lista de pedidos de compras de cosméticos que fazíamos às amigas que iam ao estrangeiro.

Actualmente, além do Batiste, são mais do muitas as opções no mercado e os valores variam entre quatro a mais de €40. As fórmulas têm vindo a melhorar e as mais recentes contêm ingredientes de styling que adicionam volume e textura, além de aromas perfumados. Há quem o use como ferramenta de styling e o aplique... mal acaba de lavar e secar o cabelo. Só para ficar com aquele cool ar undone, não demasiado perfeito.

#MirandaGosta.

Quando usar?

Há quem lave o cabelo todos os dias, há quem só precise de dois em dois... O ideal é discutível e varia consoante as necessidades específicas de cada tipo de cabelo. Se a lavagem dos cabelos é feita a cada dois dias, pode intercalar com o champô seco. Para quem tem alguma condição específica, como a caspa e/ou que o/a leva a lavar diariamente, use o champô seco apenas dos meios para o fim. Cabelos encaracolados, com coloração e com muita secura podem ser lavados duas a três vezes por semana, com o uso do champô seco entre as lavagens.

Como aplicar corretamente

Não borrife muito perto da cabeça para não ganhar as mechas brancas a Cruella DeVil (a não ser que esteja numa de grey look propositado). A pelo menos trinta centímetros da cabeça é uma boa regra a seguir com aerossóis. Caso contrário, só vai concentrar o produto numa área e torná-lo molhado e não em pó. Acredite, é a última coisa que quer que aconteça.

10 razões por que o cabelo fica mais oleoso (e soluções para vencer o combate)
10 razões por que o cabelo fica mais oleoso (e soluções para vencer o combate)
Ver artigo

Factor Multiuso

Usar champô seco para ganhar um dia a mais entre as lavagens é de senso comum, mas usá-lo apenas com este intuito é uma perda de oportunidades. Para muitas pessoas ele é usado também um produto de styling, que dá nova vida ao cabelo, com textura e volume. O champô seco da Batiste, o Hair Powder da SachaJuan e o Volume Maker da Shu Uemura, por exemplo, são opções que dão mais densidade e um aspecto mais “cheio” e arejado. Para alcançar esse efeito, levante umas madeixas de cabelo até a coroa, aplique o produto em redor da cabeça e nas raízes e, em seguida, massageie-o com os dedos. Aplique um pouco nas pontas também. Caso queira apenas umas ondas à la Gisele, borrife levemente entre os fios. Se for prender seu cabelo, dê textura do meio ao fim com o produto para dar movimento e, dessa maneira, será necessário apenas uma ou duas voltas com um elástico. Se for usar o secador também pode aproveitar para borrifar champô seco na escova e pentear o cabelo. Ao finalizar com o secador terá um boost de brilho nos fios.

Saiba que...

O champô seco não limpa o cabelo. É apenas um pó que suga o excesso de oleosidade da cabeça e dos fios de cabelo. Pense no seu couro cabeludo como uma extensão do seu rosto. É preciso lavá-lo, fazer um detox, esfoliar e aplicar máscaras de tratamento. O champô seco é apenas uma pequena ajuda para os dias em que não há lavagem. A única maneira de realmente limpar o cabelo é lavando-o, por isso o produto não deve ser usado diariamente.

Melhores opções para cada tipo de cabelo

Os tons mais claros podem apostar no champô seco da Klorane - declaradamente amado por Karl Lagerfeld - e no Naturia da René Furterer. Em cabelo mais escuro, certifique-se que massageou o produto uniformemente por toda a cabeça. Algumas opções facilitam, como o champô seco para cabelos escuros da Moroccanoil, o Gold Lust da Oribe ou o Death Valley, da marca R+Co. Cabelos encaracolados podem optar por produtos com uma fórmula mais hidratante.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda