Tenha cabelo liso ou encaracolado, fino ou grosso, seco ou oleoso, todos os fios pedem uma boa dose de nutrição. Essa nutrição nem sempre é conseguida apenas com o uso de champô e condicionador ou máscara, daí a importância do óleo capilar seja qual for o seu tipo de cabelo.

6 hábitos (muito simples) para um cabelo saudável e brilhante
6 hábitos (muito simples) para um cabelo saudável e brilhante
Ver artigo

O óleo tem como objetivo nutrir, hidratar e reparar o fio, mantendo-o macio, definido, brilhante e saudável. No mercado já se pode encontrar diversos tipos de óleo para atender a diferentes necessidades. Por exemplo, para cabelos secos ou danificados pode aplicar um óleo mais espesso e "pesado" de tratamento, devendo ser aplicado todos os dias de manhã ou à noite (ou ambos, em casos mais severos) ou até nos fios húmidos.

No caso de cabelos normais a oleosos, o óleo deve ser usado no cumprimento e pontas, apenas para manter o brilho e nutrição e evitar pontas espigadas. Neste caso, deve ser usado um produto mais fluído e "leve" para não deixar os fios com aspecto pesado e oleoso. Existem ainda óleos específicos para cabelos encaracolados, pintados ou platinados.

Para a ajudar a encontrar o óleo perfeito para o seu cabelo, a Miranda reuniu 10 sugestões abaixo.