Tudo começa com uma boa máscara

Por ter o cabelo muito (mesmo muito) seco e pouco definido, sempre me foi dito que teria de utilizar produtos de cabelo com queratina, a fim de restabelecer os seus níveis no fio, reconstruindo o mesmo. Contudo, o que muitos não explicam é que o excesso deste ingrediente pode fazer o efeito contrário. Ou seja, torná-lo mais seco e quebradiço. Acreditem, aprendi isso da pior forma.

Por um mero acaso, comecei a alternar uma máscara reconstrutora com uma hidratante e posso dizer que em cerca de três semanas, senti uma diferença absurda no meu cabelo. Este ficou bem mais suave, definido e brilhante, contrastando com o seu aspecto baço, ressecado e áspero de antigamente.

Porquê? O meu fio estava a precisar desesperadamente de uma boa dose de hidratação e não apenas nutrição e reconstrução, que atendem a necessidades diferentes. Só assim conseguimos um fio saudável e caracol definido.  Abaixo estão as minhas favoritas do momento.

O leave-in é a chave

Durante a adolescência, a espuma era fundamental na minha rotina de cabelo. Contudo, percebi que para além de não criar um efeito natural (os caracóis ficavam endurecidos), percebi que ressecava cada vez mais o fio. Depois de anos, optei por usar apenas finalizadores que hidratassem e nutrissem o cabelo, mas que, na verdade, não resolviam a parte da definição.

Resolvi voltar a entrar no mundo dos leave-in específicos para caracóis e posso dizer que nunca os devia ter deixado. Depois do banho, com o cabelo ainda húmido, aplico o produto abaixo e logo a seguir o indispensável protetor térmico. Posso dizer que é muito raro utilizar o modelador para fazer caracóis, aparelho com o qual não conseguia viver! E até a franja encaracolada se tornou um favorito para mim.

Faz do difusor o teu melhor amigo

Como referi acima, durante muito tempo fui refém do modelador de cabelo. Com os fios rebeldes, frisados e sem definição, pensava ser a única forma de conseguir uns caracóis lindos (semelhantes aos que tive em tempos). A minha má relação com o secador, também contribuiu para isto, já que preferia deixar secar ao natural, por sentir que este causava ainda mais frizz.

Não uso secador de cabelo há mais de 10 anos e o motivo é simples
Não uso secador de cabelo há mais de 10 anos e o motivo é simples
Ver artigo

Num dia em que o cabelo não secava por nada, decidi resgatar o bom e velho difusor, que estava há muito escondido no fundo do armário. Não sei se talvez por o saber utilizar melhor agora, ou pela conjugação de um fio mais saudável e um finalizador adequado, a verdade é que fiquei com um cabelo lindo e caracóis bem definidos. A partir desse dia, esta tem sido a minha fórmula mágica para trazer de volta os meus caracóis, de forma mais saudável e com aspecto mais natural que nunca. Posso dizer que há muitos anos não me sentia tão bem com o meu cabelo.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.