Modéstia à parte, fui abençoada pela genética no que toca ao cabelo (obrigada, Pai!). É forte, abundante e volumoso. Diria que sempre foi o que mais gostei em mim, era a miúda dos "cachinhos cor de mel que todos gabavam", como relatam os próximos. Mas atenção, nem sempre foi assim e a fase do "nem, nem" - nem era encaracolado, nem era liso - foi uma verdadeira dor de cabeça para a adolescente que fui. E por isso, pedi à minha mãe vezes infinitas para fazer um alisamento e hoje agradeço todos os "nãos" que ela me deu. Afinal de contas, se tivesse levado a minha avante, não conseguiria ter os caracóis que hoje me deixam tão satisfeita e arrancam elogios. É frequente perguntarem o que faço e como penteio o cabelo. A resposta é tão simples que suscita curiosidade: "Nada. Só lavo e deixo secar ao natural".

Afinal, quando e porquê guardei o secador na gaveta for good?

Estas são as celebridades que assumem com orgulho os seus cabelos naturais
Estas são as celebridades que assumem com orgulho os seus cabelos naturais
Ver artigo

O motivo pelo qual deixei de usar secador nada tem a ver com a saúde do meu cabelo, antes pelo contrário. A verdade é que nunca fui muito boa a cumprir horários (já estou muito melhor) e preferia tomar banho de amanhã. Resultado: ia sempre para a escola de cabelo molhado, sob uma enxurrada de reprimendas, mas ia. O que durante muito tempo foi a minha única opção para chegar (quase) a horas às aulas, passou a ser um hábito consciente. Gradualmente, fui deixando o cabelo secar ao natural, mesmo quando tinha mais do que tempo para o utilizar e porquê? Comecei a notar diferenças significativas na definição e textura do meu cabelo. Apercebi-me de que estava cada vez mais definido e encaracolado e o frisado era cada vez menor. Finalmente, estava a começar a ter um cabelo de que me orgulhava.

Os prós e contras 

Claro que isto me obrigou a uma toda logística, ou seja, tenho um determinado momento do dia para lavar o cabelo. Nem imediatamente antes de sair de casa, nem imediatamente antes de ir dormir. Primeiro, para não correr o risco de ficar doente, segundo porque não é saudável passar a noite de cabelo molhado. E atenção, estamos a falar de cerca de 3 horas que demora para secar por completo ao natural. Mas poupa-me tempo e trabalho, de que me posso queixar? Nada. Já para não falar de que é a forma mais saudável para os meus fios, cujo calor nunca foi o melhor amigo, bem pelo contrário. No entanto, mesmo não utilizando qualquer ferramenta que envolva elevadas temperaturas (só penteio o cabelo no banho), devo dizer que é (mesmo) muito difícil manter o meu cabelo hidratado. Mesmo utilizando máscara duas vezes por semana e óleo todos os dias (por vezes, duas vezes ao dia), parece uma verdadeira esponja de nutrição e nunca, nunca está satisfeito. Deito as culpas à grossura dos meus fios capilares, sem qualquer facto científico que o comprove. Apesar de tudo, sei que se utilizasse o secador regularmente seria bem pior, conheço o meu cabelo, já convivo com ele há quase 24 anos.

10 produtos leave-in que vão mudar os seus caracóis
10 produtos leave-in que vão mudar os seus caracóis
Ver artigo

Também não nos podemos esquecer de que tal como a pele, o cabelo tem vida própria e estados de espírito. Um dia estão lindos de morrer, outros parece que acabaram de sobreviver a um apocalipse zombie. Durante este período de isolamento, lancei um desafio a mim mesma. A par com o óleo, o leave-in é o meu melhor amigo, é a ele que atribuo-o as ondas que parecem ter sido feitas com modelador. No entanto, quero ver como o meu cabelo realmente é sem qualquer ajuda e so far, so good. Contudo, a função deste produto maravilhoso não é apenas dar forma e textura, mas também hidratar e nutrir e por isso, sei que não vou viver sem ele durante muito tempo.

Nota. É importante lembrar de que esta é a minha experiência, é aquilo que resulta para mim e com o qual deixo o meu cabelo e a mim mesma felizes. Como tudo na vida, sharing is caring, e as rotinas e dicas de Beleza são para ser partilhadas e serão sempre bem-vindas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.