Desde pequenos que ouvimos a célebre frase: "não vás para a cama de cabelo molhado que faz mal". Até aqui tudo bem, excepto a parte em que não sabíamos exatamente a quê que fazia mal e porquê. Desde então, evitámos lavar o cabelo à noite, porque a preguiça de o secar é maior que o receio das consequências que pode trazer. A verdade é que existem muitas teorias, seja sobre o cabelo, o couro cabeludo e até a nossa saúde. Mas, afinal, dormir com o cabelo molhado faz mesmo mal? Foi o que quisemos descobrir com a ajuda da hairstylist Bruna Santana.

A profissional começa por explica que um cabelo saudável tem imensa capacidade de reter água e por isso pode levar 3 a 12 horas para ficar complemente seco. E quando "o cabelo está molhado fica com a sua fibra elástica, um estado mais frágil e por isso devemos evitar o atrito provocado pelo contacto com a almofada. Pode provocar danos irreversíveis a médio e longo prazo na cutícula e, posteriormente, na estrutura interna e até levar à quebra", afirma.

Cabelo: sabe quais são as diferenças entre o condicionador e a máscara?
Cabelo: sabe quais são as diferenças entre o condicionador e a máscara?
Ver artigo

Mas não só, "este atrito também aumenta o frizz e torna o cabelo mais rebelde, dificultando a rotina diária, aumentando ainda mais a dependência do uso de ferramentas de calor". E atenção, os cabelos já sensibilizados, como por exemplo, com coloração, balayage, entre outros, podem comprometer a recuperação da saúde dos fios se estes estiverem em tratamento.

"Para mim, a principal e mais grave razão pelo que não se deve dormir com as madeixas húmidas, está relacionado ao risco de desenvolver fungos e bactérias. Estas podem trazer sérios problemas e doenças do couro cabeludo, já que o ambiente húmido e quente são um habitat propício para a proliferação destes microorganismos, como é o caso do fungo Malassezia spp, o tipo de fungo mais frequente nestes casos. Em situações mais extremas, o quadro pode evoluir e levar até à queda dos fios", alerta.

Também existem outros problemas que podem ser desencadeados ou agravados por esta ação, como comichões, descamação da derme e dermatites.

Como podemos constatar, dormir de cabelo molhado não é bom para a saúde do cabelo e devemos evitar fazê-lo ao máximo. A hairstyslit deixa um conselho: se tem o hábito de lavar o cabelo à noite, o ideal é secar o cabelo com um secador. Importante não esquecer de usar um protetor térmico e não ultrapassar temperatura máxima de 185º.

Fique a conhecer 8 protetores térmicos para proteger o cabelo das ferramentas de calor:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.