A notícia caiu como uma bomba: o corte mullet é uma das próximas grandes tendências de cabelos. [pausa para reações dramáticas] É verdade, o corte de cabelo que até já teve uma música dedicada a ele não pelos melhores motivos, parece ter regressado do mundo dos penteados que julgávamos enterrados há muito tempo. E este foi o nosso erro interpretativo número 1: é que o mullet não é só um penteado - é um modo de vida.

Segundo Alan Henderson, autor de Mullet Madness!: The Haircut That's Business Up Front and a Party in the Back, hominídeos pré-históricos teriam criado o corte não por estética mas por necessidade. O mullet era uma forma de tirar os cabelos dos olhos e manter o pescoço aquecido. Fastforward para o século XIX, onde já acompanhados de casacos quentinhos que tornariam o mullet desnecessário, a palavra ganhou sinónimo de estúpido depois de Mark Twain ter usado a expressão "mullet-headed" quando Tom Sawyer se dirigiu aos seus tios em Huckleberry Finn.

15 cortes de cabelo que vai querer usar este Verão
15 cortes de cabelo que vai querer usar este Verão
Ver artigo

Como é que trouxemos o mullet até ao momento presente ainda não se sabe, mas podemos agradecer a  nomes como David Bowie, Mick Jagger e Beastie Boys, que fizeram com que o termo fosse registado no dicionário Oxford, pela música Mullet Head. É verdade: durante alguns períodos dos anos 80, 90 e, mais recentemente, início dos 2000 o mullet foi - espante-se - considerado cool (estamos a falar para ti, Matt Smith do The Real World na MTV). E olhando para estas próximas imagens podemos dizer que compreendemos o fascínio...?

Afinal, que outro penteado nos oferece a possibilidade de ser um 3 em 1, simultaneamente franja, bob e lob? Além de que, mais do que o cabelo certo, é preciso uma boa dose de atitude 'quero lá saber' para conseguir que funcione. Com o regresso dos anos 2000 anunciado há muito, e algumas das suas principais imagens de marca resgatadas, era só uma questão de tempo até 'perdermos a cabeça', desta vez de forma (quase) literal.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda