Susana Chaves - Diretora
Até eu fiquei surpreendida com a quantidade de coisas que escolhi. De companheiros habituais (o Airwrap da Dyson ou o La Crème 230 da Hair Rituel by Sisley para proteger do calor), tentei saplpicar a minha escolha de produtos que uso “on repeat” com outros mais recentes ou que apenas descobri este ano. Vamos lá?
Começemos pelo couro cabeludo e pela saúde dos cabelos: se o Patrick é o meu hairstylist (e amigo!) de há mais de 25 anos e que mantém o meu cabelo impecável do corte à cor, o Ricardo Vila Nova, da clínica 212.2, é que se assegura que, no couro cabeludo também está tudo em boas condições. Procuro fazer uma visita a cada 6 meses e, baseando-se num diagnóstico feito à raiz de 1 único fio de cabelo pelo Ricardo Vila Nova, a equipa personaliza e realiza os meus tratamentos e também os produtos que levo para casa (ter um champô, máscara e óleo com o nosso nome, é qualquer coisa, não?).
Em casa, complemento o tratamento do couro cabeludo com… muita coisa (devidamente espaçadas): a escova de massagem da Tangle Teezer é maravilhosa para ativar a circulação do couro cabeludo antes da aplicação que qualquer tratamento mais intensivo como o Scalp & Hair Youth-Oil-In Serum, da Guerlain (que revitaliza) ou o Sérum Bio Peónia, da Klorane (quando sinto irritação ou descamação).
Nesta altura do ano tenho sempre mais queda de cabelo e gosto especialmente das ampolas da Phyto (porque funcionam!) e de aplicar o Concentrado Estimulante da Rene Furterer porque cheira maravilhosamente e deixa o couro cabeludo refrescado e estimulado para o crescimento. Descobri a Savira, uma nova marca de cabelos, da hairstylist portuguesa Ana Fernandes e recomendo toda a gama mas apaixonei-me pelo esfoliante Ria Formosa Purifying Scalp Scrub.
Ainda antes do styling, a escova Elipsi da Beter é a minha favorita para pentear pela suavidade com que desembaraça o cabelo, sem repuxar nem magoar o couro cabeludo. Se querem ter um efeito mesmo WOW como o nome da marca, no que toca a domesticar os cabelinhos que “espetam”, têm mesmo de experimentar o Dream Coat.
Depois… bem, depois de ter o cabelo lavadinho e seco e/ou modelado com o Dyson, é altura de lhe dar "aquele toque". Um champô seco dá aquele “oomph” mais descontraído e levanta as raizes. Adoro o da Davines! Para um efeito ainda mais desconstruído mas sem “prender”, o nome da próxima e última recomendação diz tudo: Cool Girl Barely There Texture Mist do Sam McKnight.
Joana Maia Rodrigues - Editora
Posso adorar maquilhar-me e fazer a minha rotina de pele, mas é, sem sombra de dúvidas, o cabelo que me rouba mais tempo. É o custo que se paga pela Beleza e eu não me importo nada (a maioria das vezes). Por ser naturalmente seco, encaracolado e pintado, o meu cabelo é muito "esquisitinho" e a grande maioria dos produtos não resulta muito bem, deixando-o ressecado, frisado e baço. No entanto, quando resultam, resultam MESMO e é por isso, que há muitos deles que se mantém favoritos de ano para ano, mas há também muitas novidades nesta categoria.
Este foi o ano em que mais me dediquei ao styling. A missão era encontrar o leave-in perfeito para os meus caracóis e consegui. Foi-me enviado o Curlicue Curl Balm da Davroe, uma marca vegan australiana que chegou a Portugal e foi amor à primeira utilização. Os caracóis ficam definidos, hidratados, brilhantes com aspecto super natural e o melhor de tudo, super leve. Mas este resultado não seria possível sem a ferramenta certa: o secador Dyson Supersonic. Sim, vale mesmo o hype e já não vivo sem ele. A grande maioria das vezes uso o difusor e posso dizer que em encurtou o tempo de secagem, os fios ficam menos danificados e caracóis definidos.
E, claro, o meu penteado do ano foi o sleek bun - usado em moderação para não provocar queda -, um verdadeiro salva-vidas para quando o cabelo não está nos seus melhores dias ou nos queremos sempre muito estilosas. Conforme a fixação que procurava uso gel ou laca, auxiliada da escova específica para o penteado. A minha é da Primark mas é fácil encontrar em qualquer loja específica. Nos dias em que quero o cabelo alisado e volumoso, nada bate o alisador Platinum + da GHD: fios lisos, brilhantes e suaves.
Quanto à restante rotina, as prioridades mantiveram-se: hidratação, nutrição, saúde dos fios e preservação da cor. Na hora do banho destaco dois produtos que mudaram muito a aparência do meu cabelo, a Máscara Rehidratante Specifique e o champô Genesis Bain Nutri-Fortifiant, ambos da Kerástase. Outra novidade é que, depois de longos anos, voltei a introduzir o condicionador na rotina e estou o cabelo muito mais leve e solto. Já a nova máscara de cor da Amethyste, tornou-se a nova favorita e um preço bem amigo. Se não vivem sem óleo de cabelo como eu, testem o LuxeOil da System Professional que é o meu invicto desde há 4 anos.
Liliana Pedro - Redatora
Depois da seleção de skincare, maquilhagem e perfumes, só falta dar-vos a conhecer os meus favoritos de cabelo de 2023. Este foi um ano em que redobrei na hidratação para um cabelo mais saudável, macio, forte e com brilho. Recorrei ao já fiel amigo Uniq One da Revlon e introduzi novos produtos que já têm toda a minha devoção, como o Morocconoil Care, um tratamento capilar multiuso com óleo de argão, e Gisou Honey Infused Oil, enriquecido com mel de Mirsalehi das fontes sustentáveis.
Em tempos, arrisquei no cabelo ondulado, mas não me contive e regressei ao bob liso, o meu corte e penteado preferido. Podemos dizer que é o signature look. A GHD Gold é uma prancha que alisa na perfeição e preserva também a saúde dos fios. As placas suaves e contornadas deslizam fácil e rapidamente pelo cabelo. Só tenho que esperar 25 segundos para o aquecimento.
Cabelo seco? Nem pensar. Com quatro óleos vegetais que nutrem e alisam intensivamente e fibra capilar, elejo a Masque Soin Régnérant da Sisley. Depois, no departamento dos champôs, o Herbal Essences de Coco é foi uma boa surpresa: deixa o cabelo macio, brilhante e com um cheiro maravilhoso.
Rafaela Pinto - Redatora
É hora de refletir sobre os produtos que marcaram o meu universo dos cuidados capilares em 2023. Devo confessar que o departamento de cabelo é aquele em que menos arrisco. Gosto de manter por perto os produtos que eu já sei que funcionam com o meu cabelo - descolorado - e, por isso, é difícil abrir mão para testar outros. É como se costuma dizer no futebol: "equipa que ganha não mexe".
Ainda assim, consegui testar novos produtos que me surpreenderam e passaram a estar diariamente na minha rotina capilar. Foi o caso do mais recente champô de carvão da Garnier, para raízes oleosas e pontas secas, que é só a definição exata do meu cabelo. Gostei especialmente do resultado solto e fofo que deixa aos fios. E juntar um massajador de couro cabeludo no momento da lavagem? Tenho usado a escova de silicone da Better e já não quero outra coisa, é uma experiência muito relaxante que traz imensos benefícios.
No verão, o cabelo grita sempre por hidratação e sendo o meu todo descolorado é muito importante ter o máximo de cuidados possível. Para além de champô e protetor solar para os fios, este ano usei e abusei do amaciador da gama solar Invigo Sun da Wella e devo dizer que resultou na perfeição: cabelo profundamente hidratado e com aspeto saudável.
Depois de esticar o meu cabelo, gosto sempre de aplicar uma a duas gostas de óleo seco nas pontas. O que conquistou um lugar de destaque no meu armário e já se tornou um favorito é o Óleo Seco Nutritivo da Lazartigue. Deixa os fios leves, suave e brilhantes, sem aquele "peso" de óleo que dá um aspeto oleoso.
Claro que não podia faltar os meus favoritos de sempre e que me acompanham há já alguns anos, como é o caso do leave-in Uniq One da Revlon que uso religiosamente todas as semanas, o champô seco da Batiste que não troco nem por nada ou então a máscara Vitamino Color Serie Expert da L'Oréal que mantém a minha cor bonita, brilhante e o cabelo super hidratado.
Comentários