Há cerca de 7 anos que não vejo o meu cabelo no seu tom 100% natural. Comecei por aclarar as pontas em tons de mel e, mais tarde, fiz balayage nas cores azul e roxo. Voltei à fase dos tons claros, até que cheguei ao ruivo, a minha cor predileta, que me acompanhou nos últimos 4 anos.

Apesar de sentir que o ruivo é a minha cor, pintar o cabelo de cor-de-rosa sempre esteve no topo da minha lista de “loucuras que um dia quiçá possa fazer ao cabelo”, mas nunca me pareceu ser o momento certo e, também, por algum receio, confesso. Principalmente porque o meu tom natural de cabelo é escuro (profissionalmente falando, é um 3, castanho-escuro), acrescentando ao facto de agora estar ruivo, que é “só” das cores mais difíceis de sair. Conclusão: obrigatoriamente teria de fazer uma descoloração global, algo que tem de ser bem ponderado e analisado.

Fiz um alisamento a laser e isto é tudo o que precisam de saber
Fiz um alisamento a laser e isto é tudo o que precisam de saber
Ver artigo

Decidi arriscar e entreguei o meu cabelo nas mãos da cabeleireira Paula Fernandes, em Braga, que me explicou que, no meu caso, seria um processo mais demorado e com cuidados redobrados, mas que não seria uma missão impossível.

Quase um mês depois da mudança, o feedback é positivo. A cor está tal e qual o que esperava e não sinto o cabelo danificado. No entanto, estaria a mentir se dissesse que não é um visual trabalhoso. Se pintar o cabelo de cor-de-rosa também está no topo da sua lista, então tome nota da minha experiência e esclareça algumas das suas dúvidas.

É mesmo preciso descolorar o cabelo?

Se o cabelo for escuro, como o meu, então sim. Algumas cores fantasia, como o cor-de-rosa, só pegam em fios de cabelo loiro claro. No meu caso, foi preciso atingir um tom base entre o 9 e o 10 (loiro quase branco) para que o cor-de-rosa se notasse. Tinha em mente pintar o cabelo todo, mas deixar a raiz esfumada para fazer uma transição mais natural. Nesse sentido, foi descolorado 2 cm a partir da raiz.

Antes de tudo, é extremamente importante certificar-nos que o nosso cabelo está saudável e forte. Sendo a descoloração o processo que retira o pigmento (a cor) dos fios, é normal que o cabelo fique mais sensível. Dessa forma, é feito o teste da madeixa, para perceber se os fios irão aguentar a descoloração. Quanto mais escuro for o cabelo, mais tempo o produto terá que ficar a atuar.

Quanto tempo aguenta um cabelo cor-de-rosa?

O cor-de-rosa não é uma coloração permanente, vai saindo com as lavagens. Por isso, a duração depende sempre do tipo de cabelo e da quantidade de lavagens. Mas de uma forma geral, quanto mais clara for a cor, mais rápido irá desbotar. Para evitar que a cor saísse rápido, optei por um rosa mais escuro, para durar mais tempo e manter uma cor bonita, que vai ficando pastel à medida que for lavando. O produto utilizado foi a máscara de coloração intensiva Chroma, da Schwarzkopf, na cor pink. É essencial que o produto seja aplicado em cabelo seco, só assim vai penetrar corretamente nos fios e aguentar mais tempo.

O cabelo cor-de-rosa exige muita manutenção?

Se quiser manter a cor bonita e uniforme até voltar a retocar a raiz, então sim, o cabelo cor-de-rosa requer muita manutenção. No meu caso, após 5 a 6 lavagens, a cor do cabelo começa a desbotar e fica um rosa quase loiro. Por isso, faço manutenção de 3 em 3 semanas para repor a cor com a ajuda de uma máscara de pigmento. Estas máscaras, para além de darem cor, também nutrem, hidratam intensamente e devolvem luminosidade ao cabelo. Usar um champô específico para cabelos pintados também faz toda a diferença no resultado final.

Quais os cuidados a ter?

Não podemos esquecer que um cabelo descolorado fica sempre mais fragilizado e, como tal, é importante repor a queratina do cabelo, entre outros nutrientes, fazer hidratações e ter muito cuidado com o calor do secador ou alisador, colocando sempre um protetor térmico antes de utilizar. Outro cuidado importante nesta altura do ano, é evitar mergulhar no mar e na piscina com frequência, pois, tanto o sal como o cloro podem aumentar o desbotamento.

Os produtos que tenho usado para reparar o cabelo e manter a cor:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.