
Se não há dúvida que Rihanna revolucionou o mundo da Beleza com a sua Fenty Beauty e a sua inclusividade, ao alargar o outrora restrito espectro de tons de base, também não há dúvida que estamos em 2019, e que nem a mais querida das cantoras consegue ser impune à crítica.
O verniz - não, a marca (ainda) não comercializa vernizes - estalou esta segunda-feira, quando os fãs da marca começaram a apontar o dedo à escolha do nome para designar o novo tom do iluminador Killawatt.
Geisha Chic foi o nome atribuído ao tom do iluminador descrito como um “vermelho-tijolo metálico”. Tal como os outros produtos da marca, este foi concebido para ser utilizado em todos os tons de pele e chegaria, em teoria, esta semana às lojas.
No entanto, não tardou até que a marca começasse a receber comentários negativos nas redes sociais, muitos deles expressando desilusão na escolha do termo para designar o novo tom.
"Estou muito entusiasmada por este lançamento, contudo, o tom chamar-se Geisha Chic não é bom, porque ignora a história, o peso e a experiência de ser uma geisha. Tenho estado à espera de uma cor como esta, mas não quero questionar o meu julgamento se comprasse um produto com este nome. Por favor mudem o nome para que eu possa brilhar este verão!”, escreveu uma utilizadora, num post da marca no Instagram, entretanto removido.

No Twitter, as reacções também aconteceram. “A Fenty Beauty tem um novo iluminador chamado ‘geisha chic’ ummmm? Rihanna… explica-me porque é que racismo dirigido a asiáticos é 'glamourizado', é ainda pior quando vem de outro grupo marginalizado”, escreveu uma internauta.
Com uma corrente de feedback negativo sem indícios de terminar, a marca fez aquilo que para muitos foi surpreendente: assumiu inteiramente a responsabilidade sobre o incidente.
“Ouvimo-vos, retirámos o produto até que este possa ser renomeado. Queríamos pessoalmente pedir desculpa. Obrigada por nos educarem”, lê-se na mensagem enviada a um utilizador, e partilhada nas stories da conta de Instagram Estée Laundry.
A Fenty Beauty escolheu assim retirar o produto das lojas físicas e online - e assim permanece até ao momento da publicação deste artigo.
Reacção da marca aplaudida online
“Sim. É ASSIM que uma marca deve fazer, tomar medicas reais, tirar o produto independentemente de isso prejudicar o lucro final. Isto faz-me sentir confortável em comprar com eles de novo. Em vez de uma declaração fraca como ‘desculpem a quem ofendemos, não foi a nossa intenção, vamos fazer melhor, bla bla bla’ e não fazer nada para resolver o problema”, partilhou uma utilizadora na conta de Instagram dedicada a descortinar a indústria da Beleza.
“Quem me dera que mais marcas respondessem assim. Que bom que a Fenty sabe ouvir e fazer algo a sério. Nunca comprei nenhum produto da marca, mas o meu respeito por eles acabou de subir. Outras marcas, tomem nota. ESTA É a forma de responder. Se mais marcas respondessem assim em vez de justificar as suas acções, acredito que os clientes seriam mais capazes de perdoar. A Fenty engoliu o orgulho e isso é algo admirável”, sumarizou outra seguidora.
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