Se não há dúvida que Rihanna revolucionou o mundo da Beleza com a sua Fenty Beauty e a sua inclusividade, ao alargar o outrora restrito espectro de tons de base, também não há dúvida que estamos em 2019, e que nem a mais querida das cantoras consegue ser impune à crítica.

O verniz - não, a marca (ainda) não comercializa vernizes - estalou esta segunda-feira, quando os fãs da marca começaram a apontar o dedo à escolha do nome para designar o novo tom do iluminador Killawatt.

Geisha Chic foi o nome atribuído ao tom do iluminador descrito como um “vermelho-tijolo metálico”. Tal como os outros produtos da marca, este foi concebido para ser utilizado em todos os tons de pele e chegaria, em teoria, esta semana às lojas.

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No entanto, não tardou até que a marca começasse a receber comentários negativos nas redes sociais, muitos deles expressando desilusão na escolha do termo para designar o novo tom.

"Estou muito entusiasmada por este lançamento, contudo, o tom chamar-se Geisha Chic não é bom, porque ignora a história, o peso e a experiência de ser uma geisha. Tenho estado à espera de uma cor como esta, mas não quero questionar o meu julgamento se comprasse um produto com este nome. Por favor mudem o nome para que eu possa brilhar este verão!”, escreveu uma utilizadora, num post da marca no Instagram, entretanto removido.

A polémica que obrigou a Fenty Beauty a retirar um dos seus iluminadores do mercado
O iluminador em causa. Instagram @trendmood1

No Twitter, as reacções também aconteceram. “A Fenty Beauty tem um novo iluminador chamado ‘geisha chic’ ummmm? Rihanna… explica-me porque é que racismo dirigido a asiáticos é 'glamourizado', é ainda pior quando vem de outro grupo marginalizado”, escreveu uma internauta.

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Com uma corrente de feedback negativo sem indícios de terminar, a marca fez aquilo que para muitos foi surpreendente: assumiu inteiramente a responsabilidade sobre o incidente.

“Ouvimo-vos, retirámos o produto até que este possa ser renomeado. Queríamos pessoalmente pedir desculpa. Obrigada por nos educarem”, lê-se na mensagem enviada a um utilizador, e partilhada nas stories da conta de Instagram Estée Laundry.

A Fenty Beauty escolheu assim retirar o produto das lojas físicas e online - e assim permanece até ao momento da publicação deste artigo.

Reacção da marca aplaudida online

“Sim. É ASSIM que uma marca deve fazer, tomar medicas reais, tirar o produto independentemente de isso prejudicar o lucro final. Isto faz-me sentir confortável em comprar com eles de novo. Em vez de uma declaração fraca como ‘desculpem a quem ofendemos, não foi a nossa intenção, vamos fazer melhor, bla bla bla’ e não fazer nada para resolver o problema”, partilhou uma utilizadora na conta de Instagram dedicada a descortinar a indústria da Beleza.

“Quem me dera que mais marcas respondessem assim. Que bom que a Fenty sabe ouvir e fazer algo a sério. Nunca comprei nenhum produto da marca, mas o meu respeito por eles acabou de subir. Outras marcas, tomem nota. ESTA É a forma de responder. Se mais marcas respondessem assim em vez de justificar as suas acções, acredito que os clientes seriam mais capazes de perdoar. A Fenty engoliu o orgulho e isso é algo admirável”, sumarizou outra seguidora.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

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