Já ninguém fica indiferente à influência da dupla responsável por criar a conta de instagram Diet Prada, uma página que ficou conhecida por chamar a atenção para situações em que peças de roupa de certos designers eram imitadas, sem dó nem piedade, por outras marcas. Desde então, aquilo que começou como uma brincadeira acabou por transformar-se num negócio, e agora, a história parece repetir-se no mundo da Beleza.
A nova conta do instagram dedicada aos escândalos na indústria da cosmética chama-se Estée Laundry, um trocadilho entre a célebre marca Estée Lauder e o termo dirty laundry, que significa (lavar a) roupa suja em português e é utilizado, também, para retratar situações em que está presente o acto de falar mal de alguém, ou de partilhar fofocas.
De acordo com a WWD, a conta anónima é gerida por um grupo de pessoas que trabalham na indústria da beleza e que se conheceram através das redes sociais. “Somos um pequeno grupo internacional de insiders do mundo da beleza, e decidimos começar esta conta porque estamos cansados da falta de transparência na indústria”, explicou um dos membros. Algumas das pessoas trabalham em marketing, outras em finanças, e garantem já ter trabalhado com marcas “grandes e pequenas”, e gerido contas de social media de beleza no passado.
Mas enquanto Diet Prada tem mais de 800 mil seguidores na plataforma, o instagram de Estée Laundry, iniciado em Abril, começa agora a sua ascensão dos 7000 seguidores que conta neste momento. A conta ganhou alguma exposição quando, na semana passada, partilhou emails de um antigo empregado da marca Sunday Riley, em que este encorajava os colegas a escreverem vários comentários positivos sobre os produtos da marca. A Sunday Riley eventualmente respondeu ao post, confirmando os rumores.
Em entrevista, um dos membros da página explicou que o objectivo é manterem-se objectivos e imparciais, sem marcas favoritas ou inimigos, de forma a aumentar a transparência na indústria da beleza. “O que queremos passar (aos nossos seguidores) é que estamos do lado deles e queremos ser uma voz para os clientes, para os consumidores. Não estamos interessados em fazer dinheiro ou colaborações com marcas e influencers. Só queremos vigiar a indústria.”
Se a Estée Laundry vai ser um sucesso como a Diet Prada ou manter-se fiel ao que prometeu inicialmente, ainda é cedo para dizer. No entanto, é seguro assumir que nos dias de hoje, nenhuma indústria está a salvo - seja de contas como estas, ou de consumidores cada vez mais atentos.
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