Do brilho às cores, é difícil ficar indiferente à magia do glitter. Mesmo que não nos aventuremos neste produto para looks do dia-a-dia, não há como desperdiçar uma boa ocasião para acrescentar purpurinas à maquilhagem. Seja para uma saída à noite, num festival de verão e, claro, no Carnaval.

Carnaval: 20 looks de Beleza "para totós" (mas bem giros e cheios de estilo)
Carnaval: 20 looks de Beleza "para totós" (mas bem giros e cheios de estilo)
Ver artigo

Depois de lhe trazermos as maquilhagens mais cool, os looks de Beleza para a criançada e os melhores produtos para preparar a pele para festejar o Carnaval, chegou a hora de a ajudarmos com a parte mais divertida do seu visual: o glitter. Para isso, estivemos à conversa com a makeup artist Raquel Batalha, que nos revelou os seus truques e dicas sobre como aplicar, prolongar a sua duração e removê-lo em segurança. Venha daí!

Em primeiro lugar, existe alguma contra-indicação para o uso de glitter ou pode ser utilizado por todos sem problema?

Apesar de o glitter ter um lugar especial no meu coração, não podemos deixar de saber as consequências do produto que estamos a aplicar, principalmente na região ocular. Desde o material ao corte, existem muitos tipos de glitter e, por norma, os que são seguros para aplicação cosmética são os que foram criados exatamente com esse propósito.

Estes são mais finos e com arestas mais polidas, para que não cortem ou arranhem os nossos olhos. São feitos na sua maioria de micro-plásticos, embora comece a existir cada vez glitter biodegradável, feito de celulose, algas, sal ou pó de mica, os meus favoritos por razões óbvias. Importante lembrar que os brilhantes específicos para trabalhos manuais são, muitas vezes, feitos de vidro ou metal, com cortes mais grosseiros e obviamente mais perigosos.

Que aspetos devemos ter em atenção quando escolhemos o glitter a aplicar?

Escolher um glitter seguro para usar na maquilhagem, de preferência biodegradável.

Preparação de pele: 9 produtos para manter a maquilhagem perfeita neste Carnaval
Preparação de pele: 9 produtos para manter a maquilhagem perfeita neste Carnaval
Ver artigo

Qual o melhor método para aplicar purpurinas? Quais os truques da Raquel?

O que uso e aconselho são os primers de glitter, especialmente se a aplicação for na zona ocular. Existem já vários no mercado e a valores acessíveis. Contudo, também pode ser usado gel de cabelo, hidratante de lábios ou gel de aloé vera em certas zonas do corpo e rosto para aplicar glitter.

Existe também o glitter prensado que não necessita de qualquer "cola" para aplicar. Este pode ser aplicado com os dedos, através de movimentos de pressão onde queremos depositar o produto ou com pincéis de silicone, em formato espátula, que são os meus favoritos em termos de precisão.

E o mais fácil?

O mais fácil é utilizar um glitter que já venha pronto para usar, cremoso ou líquido. Assim não precisamos de primers e saltamos logo para aplicação.

Que precauções devem ser tomadas no momento da aplicação?

Não devemos aplicar excesso de glitter, a fim de evitar o fall out [quando cai para a zona da olheira]. Vamos aplicando e intensificando, de menos a mais, conforme a necessidade ou intenção do look.

Quais as dicas para prolongar a duração do glitter na maquilhagem?

A cola que escolhemos, assim como a qualidade do glitter, fazem diferença no resultado e durabilidade da make. No entanto, ao contrário da maioria da maquilhagem que utilizamos, o glitter não é absorvido pela nossa pele, por serem partículas mais grossas que assentam sobre ela, não sendo dissolvidas nem absorvidas.

Maquilhagem perfeita em pele seca? Uma makeup artist revela os truques e dicas
Maquilhagem perfeita em pele seca? Uma makeup artist revela os truques e dicas
Ver artigo

Qual a forma correta de retirar?

Voltamos à durabilidade e sustentabilidade. A maioria do glitter cosmético é de micro-plástico, certo? Deste modo, se utilizarmos água e lavarmos o rosto e corpo, algumas das partículas acabam por ir parar ao nosso sistema de águas, onde não é retido nem reciclado. Também não é absorvido ou dissolvido com os nossos óleos desmaquilhantes, logo é normal que depois de utilizarmos glitter, encontremos brilhos aleatórios durante algum tempo (às vezes, semanas).

Por isto, gosto de utilizar fita adesiva — de preferência, de papel ou com colas menos agressivas — seja para retirar o excesso que cai durante a maquilhagem, seja para retirar o glitter na totalidade. Noutra técnica é utilizada uma escova de pestanas limpa, em rosto seco. Esta é usada para escovar e "varrer" o glitter que, quando solto da pele, acaba por cair.

Utilizar hidratantes ou desmaquilhantes bifásicos pode resultar no inverso. Ou seja, faz com que as purpurinas "colem" ainda mais ou se desloquem de um lugar para outro no rosto.

Glitter, primers e aplicador, os favoritos de Raquel Batalha: