A procura por uma pele sem imperfeições, luminosa e viçosa tem vindo a conquistar cada vez mais mulheres. Os cuidados de rosto deixaram de ser assunto exclusivo de jornalistas e influencers de Beleza e dominam muitas conversas entre amigas. Se antes utilizávamos a maquilhagem como arma para conseguir uma pele de sonho, hoje em dia, preferimos começar pelo início e conseguir esses resultados de cara lavada (ou muito perto disso) utilizando uma rotina de skincare assertiva.

Os truques dos profissionais de maquilhagem para mulheres a partir dos 50
Os truques dos profissionais de maquilhagem para mulheres a partir dos 50
Ver artigo

Quantas vezes aplicou a base ou corretor e este se amontou, esfarelou e criou uma textura... estranha? Sim, também já nos aconteceu. Muito possivelmente, também aprendeu da pior forma que não se resolve colocando mais produto ou pó, a questão é outra. Não culpe os produtos de maquilhagem (inclusive os que outrora funcionaram na perfeição), mas sim a falta de hidratação. Sim, porque isto é o que acontece à pele seca e/ou desidratada.

A tendência de uma pele natural e iluminada tem dominado no mundo da Beleza, como já revelámos neste artigo. E para a conseguir o truque é apenas um: preparação. "A pele seca, desidratada ou com escamação merece tanta atenção quanto a pele oleosa", começa por lembrar Sara Fonseca, maquilhadora profissional, "estas têm mais tendência a perder a elasticidade e, por sua vez, formar rídulas e rugas de expressão".

A makeup artist  explica que as causas da mesma podem passar pela desidratação (pouco consumo de água ou ausência de rotina de pele); mudanças bruscas de temperatura; ar condicionado; excesso de células mortas; ou ainda patologia dermatológica ou reação a algum medicamento. Importante lembrar que o frio pode ser uma das causas para que a sua pele esteja mais desidratada e até com sensação de repuxar. Para garantir que a maquilhagem sem falhas, Sara Fonseca revelou os seus segredos e nós já os estamos a pôr em prática.

Os truques e dicas de Sara Fonseca para uma maquilhagem perfeita em pele seca:
  • Esfoliar diariamente, de preferência à noite, o rosto e pescoço com um esfoliante químico leve (ácido glicólico, ácidos hialurónico, ácido retinóico), de forma, a eliminar o excesso de células mortas e assim preparar a pele para receber hidratação;
  • Usar um sérum à base de água e “selar” a rotina com um creme hidratante bastante rico;
  • Usar protetor solar;
  • Fazer máscara hidratante duas vezes por semana;
  • Não esquecer nunca dos lábios: esfoliar (pode usar com mel e açúcar) e apostar num bálsamo de qualidade aplicando-o ao longo do dia e em maior quantidade ao deitar;
  • Ingerir mais líquidos (preferência água ou chá no inverno).
Os produtos favoritos de Sara Fonseca para preparação de pele:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.