Se olha para a maquilhagem como uma arte, então, tem mesmo que conhecer Sara Marques de Oliveira, mais conhecida como Dapperfish no Instagram, nome que deriva do seu visual que se assemelha ao de um jovem cavalheiro bem vestido e da sua paixão por peixes.

Para o #MustFollow desta semana, a maquilhagem é estimulante em todos os seus sentidos, vertentes e aspetos. "Por tudo aquilo que já foi ao longo da história e por aquilo que pode ainda vir a ser - seja socialmente, pessoalmente ou artisticamente. Pode ser tantas coisas diferentes, todas elas válidas e interessantes, e depende de uma tela viva o que é tecnicamente desafiante”, diz Sara. E é pelo facto da maquilhagem poder ser tantas coisas diferentes que ela apareceu na sua vida por intermédio do desenho."Quando era criança passava a vida a desenhar, maioritariamente caras, e usava as minhas canetas de feltro como uso hoje produtos de maquilhagem. Quando não estava a pintar as caras que desenhava, pintava os lábios de todas as personagens nas ilustrações dos meus livros com o meu tom preferido de cor de rosa. Cheguei a usar essa mesma caneta para pintar os meus próprios lábios várias vezes, quando não podia roubar os batons à minha mãe.”

Da descoberta ao primeiro contacto real com a maquilhagem, o caminho estava traçado. "Ainda me lembro de quando a minha mãe, finalmente, disse que eu podia pôr maquilhagem para sair à rua, eu roubei-lhe uma paleta de sombras da Dior e pintei os olhos de lilás.” De ano para ano, Sara foi descobrindo novas paletas de sombras, novos batons, novas máscaras de pestanas. Porque se há coisa que a maquilhagem tem, é ter a novidade no centro da sua evolução, sem esquecer, claro, a importância que a inspiração pode ter nos looks e trabalhos dos maquilhadores.

Os produtos essenciais de maquilhagem que não podem faltar nos looks de Sara Marques de Oliveira.

E onde é que Sara encontra a inspiração? Para além das redes sociais e da “biblioteca gigante de referências” que tem no cérebro, vai 'beber' inspiração à indústria musical e às manifestações alternativas. "As minhas referências preferidas estão no glam rock, punk, gótico, visual kei, novos românticos, club kids, drag queens e kings, street fashion japonesa, ou simplesmente pessoas que vestem a sua criatividade e criam os seus próprios conceitos de Beleza. Sempre tive um interesse enorme em subculturas e movimentos alternativos relacionados com música e não só, de preferência se envolverem algum tipo de drama visual e, melhor ainda, se quebrarem preconceitos sociais e de género. Quando era adolescente queria parecer o Közi dos Malice Mizer, e, sinceramente, ainda quero!”

Depois de anos de aperfeiçoamento e de descoberta, Sara trabalha, hoje, com diversos clientes, que são, por vezes, o contrário do que partilha no seu Instagram, com gostos e sentidos estéticos diferentes. "Há clientes que já maquilhei várias vezes e não fazem ideia deste meu lado. Mas uma coisa é certa, todos estes lados fazem parte de mim."

Os melhores looks de maquilhagem de Sara Marques de Oliveira, mais conhecida por Dapperfish.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda