
A Clarins, marca francesa de cosmética que desde 1954 aposta na ciência das plantas para cuidar da pele, acaba de dar um passo simbólico rumo a um futuro mais sustentável: recebeu a certificação B Corp™, um selo internacional reservado a empresas que conciliam lucro com impacto positivo na sociedade e no ambiente. São poucas as que conseguem. E a Clarins faz agora parte desse grupo exclusivo.
A certificação, atribuída por três anos, reconhece práticas que a marca já vinha a pôr em marcha há décadas. Nos seus dois terrenos agrícolas próprios em França, entre a Alta Saboia e o sul do país, crescem plantas cuidadosamente escolhidas, cultivadas de forma biológica e colhidas com critério. São cerca de 2,5 toneladas por ano, colhidas em solos ricos e microclimas muito próprios – um montanhoso, outro mediterrânico. Juntos, somam 130 hectares de produção que vai direta para os laboratórios da marca. “Acima de tudo, é a qualidade das matérias-primas que faz a qualidade dos produtos”, afirma Christian Courtin, Diretor Geral da Holding Famille C. E o plano é crescer: há novas terras, novas colheitas e uma ambição clara de ter uma produção 100% rastreável e regenerativa.
No meio deste caminho sustentável, surge também uma nova embaixadora: Arizona Muse, modelo americana, ativista ambiental e fundadora da organização DIRT. Com um discurso claro sobre a urgência da agricultura regenerativa e a saúde dos solos, junta-se à Clarins como Embaixadora Global de Responsabilidade Social Corporativa, e assume-se como uma voz ativa da marca para as causas ambientais.
Outro ponto-chave deste novo capítulo é a plataforma Clarins T.R.U.S.T., baseada em tecnologia blockchain, que permite aos consumidores saber exatamente de onde vêm os ingredientes dos produtos. Uma ferramenta que não só assegura qualidade, como responde à crescente exigência de transparência (sobretudo por parte das gerações mais jovens).
Com esta certificação, a Clarins reafirma aquilo que sempre quis ser: uma marca de beleza que cuida da pele, das pessoas e do planeta. E, agora com selo B Corp™, torna esse compromisso ainda mais visível.
Comentários