Se uma mulher normal já tem em média 7 batons na sua colecção, no caso das editoras de Beleza pode multiplicar esse número à vontade por 10 (ou mais...) pois, a estas jornalistas especializadas chegam todos os tipos de produtos cosméticos para avaliar.

É seguro dizer que, no caso de batons, chegam-lhes centenas de cores, texturas e variedades por ano. Consoante o gosto pela cor e textura, alguns não passam de uma ou duas utilizações e outros tornam-se paixões de toda a vida. Fomos saber quais os eleitos do seu beauty-coração.

Isabel Vidal – revista Activa

"O meu Graal sempre foi o batom cor-de-boca perfeito e descobri-o há uns anos: Lip Cover Soft Satin Lipstick, da Burberry, na cor Sepia Pink Nº32. Não é muito rosado nem muito bege, é super confortável, tem o brilho na medida certa (detesto os glosses que me colam o cabelo na boca à mínima brisa), o tom fica perfeito em qualquer tipo de luz e passa com distinção o teste mais difícil de um batom cor-de-boca: fica bem e dá bom aspecto mesmo sem um pingo de maquilhagem. O seu único defeito é... ter sido descontinuado (buááá!). O meu stock (sim, açambarquei os que encontrei ainda à venda), está a acabar e ainda não encontrei nenhum tão perfeito... Burberry: se estás a ouvir, traz este batom de volta! Please!"

O batom favorito de 5 editoras de Beleza portuguesas
Lip Cover Soft Satin Lipstick, na cor Sepia Pink Nº32, Burberry.

Carolina Silva – revista Máxima

5 truques que vão mudar para sempre a forma como aplica batom
5 truques que vão mudar para sempre a forma como aplica batom
Ver artigo

"O batom é um dos meus produtos de maquilhagem preferidos e acaba por ser também um dos que mais experimento. A oferta de texturas e cores é cada vez mais diversificada o que torna difícil escolher apenas um eleito, especialmente porque levo sempre dois ou três na carteira. Sou fã incondicional dos translúcidos de Yves Saint Laurent (Rouge Volupté) que além de darem uma cor suave, hidratam, não colam e tem uma embalagem muito bonita; também sou fã dos Rouge Coco Stylo, da Chanel, uns batons em stick cremosos, muito fáceis de aplicar; e do clássico Ruby Woo da MAC quando quero um acabamento mate. Se tiver de escolher um para levar sempre comigo, dia e noite, será o Dior Lip Glow, que já tem 4 tons diferentes e confere um brilho bonito e hidratante aos lábios. O meu tom favorito é o mais claro, o Ballet Pink".

O batom favorito de 5 editoras de Beleza portuguesas
o Dior Lip Glow, no tom Ballet Pink, da Dior.

Mariana Nave – revista Saber Viver

"Sou o género de pessoa que anda sempre com três batons na carteira: um hidratante com cor, um com acabamento brilhante e outro mate. Acredito que, consoante a situação ou momento, devemos usar diferentes cores e texturas. Mas, se me dissessem que só podia usar um para o resto da vida seria o Pure Color Envy Matte, no tom Desirous, de Estée Lauder. Não só porque foi o primeiro batom da minha vida adulta (#valorsentimental), mas também pela textura confortável e cor intemporal. Existe qualquer coisa nos tons burgundy a que não consigo resistir."

O batom favorito de 5 editoras de Beleza portuguesas
Pure Color Envy Matte, no tom Desirous, de Estée Lauder

Catarina Parkinson - revista Vogue

"O primeiro batom colorido que comprei, foi o laranja Rouge Artist Intense, no tom Orange, da Make Up Forever (em 2010), o  Lembro-me que ia decidida a comprar um rosa intenso mas que, na altura, não gostava de me ver com nenhum. Tive alguma dificuldade em aceitar o laranja mas queria muito um batom statement. Hoje em dia, o laranja ainda é das cores que mais gosto de usar nos lábios. É diferente e clássico ao mesmo tempo. Já tenho muitos outros laranjas mas aquele será o sempre o meu primeiro."

O batom favorito de 5 editoras de Beleza portuguesas
Rouge Artist Intense, no tom Orange, Make Up For Ever

Carolina Adães Pereira – revista Elle

"O batom vermelho é o meu produto de maquilhagem go-to. Ainda me lembro de comprar o meu primeiro, depois de ver o videoclip da música Just Girl dos No Doubt, com a Gwen Stefani, que se tornou a minha inspiração de estilo e de empoderamento, para sempre. As sobrancelhas finas que, na época, Stefani usava não eram uma opção para mim, por isso fui para os lábios vermelhos. Já passaram uns bons anos e a paixão continua. Já perdi a conta a todos os batons vermelhos que tenho, mas aquele que uso, acabo, e volto sempre a comprar é este Russian Red, da MAC. Eu sei que as opiniões se divergem neste tema (eu também gosto do Ruby Woo!), mas para mim este é o meu vermelho ideal. A aplicação é super fácil, gosto de ver com o meu tom de pele e apesar de não ter uma duração super longa, desvanece de uma forma que não parece mal até reaplicar, principalmente durante as refeições."

O batom favorito de 5 editoras de Beleza portuguesas
Batom Russian Red, da MAC