A LastObject é uma marca que tem como grande objetivo lutar por um mundo mais sustentável, procurando, assim, implementar o desperdício zero nas rotinas de Beleza e bem-estar. Como? Substituindo itens descartáveis, como os cotonetes e discos de limpeza, por itens reutilizáveis. A Miranda esteve à conversa com Isabel Aagaard, uma das fundadoras da LastObject, a marca dinamarquesa que está a revolucionar o universo da Beleza.
A LastObject foi fundada em 2018. O que vos levou a embarcar neste projeto?
Sempre quisémos que os nossos projetos tivessem uma diferença real no meio ambiente. E a LastObject foi uma forma de nos dedicarmos a criar alternativas sustentáveis para itens descartáveis. Como há muitas pessoas no planeta terra a usarem itens descartáveis diariamente, o impacto ambiental dos produtos descartáveis é enorme. Cada vez que um novo item é produzido, os recursos são retirados da terra e movidos para uma instalação de produção, após a qual o item é embalado, enviado para o mundo todo, comprado e, finalmente, descartado no final de sua vida útil. Queríamos mudar isso.
Quando é que souberam que era hora de pararem de trabalhar em outros projetos e dedicarem-se a 100% à LastObject?
Esse “momento” chegou quando tínhamos a versão final [do LastSwab] nas nossas mãos e, realmente, correu tudo bem - foi quando pensámos que a LastSwab poderia ser algo, realmente, grande. Todos os outros projetos pararam e tivémos que dedicar toda a nossa atenção à LastObject.
Em suma, quais são os valores essenciais da marca?
Desperdício zero, mudança para alternativas reutilizáveis e redução de grandes quantidades de resíduos que afetam o nosso meio ambiente. Troca fácil: todos os nossos produtos são fáceis de limpar e arrumar, tornando-se, assim, numa experiência conveniente. Feito para durar: durabilidade e qualidade são fundamentais quando criámos o design, portanto, os nossos produtos têm a duração de centenas e até milhares de utilizações.
Quais são os maiores desafios que LastObject enfrenta?
Acho que, como em qualquer outra startup, o tempo é o maior desafio. Ter horas suficientes por dia para administrar o negócio, criar novos designs de forma inovadora e tomar decisões inteligentes.
Em relação aos produtos, qual foi o que demorou mais para ser criado?
O LastRound já estava em andamento há muito tempo, não porque tenha sido um design difícil, mas porque demorámos muito para encontrar o material certo para as "rodadas", elas tinham que ter aquela sensação de "rodadas" de algodão macio.
A Dinamarca, o vosso país de origem, é conhecida pelo seu modo de vida sustentável. De que forma é que isso influenciou a LastObject?
Os nossos estilos de vida influenciam imensamente o nosso design. A sustentabilidade é um grande alicerce tanto nas nossas vidas, como na nossa educação.
Que impacto é que a LastObject já teve no planeta Terra ao longo desde a sua fundação?
A LastObject já ajudou a eliminar mais de 1,8 bilhões de itens descartáveis e estamos apenas a começar!
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