Pela primeira vez na cerimónia do Óscares, fez-se história na categoria de Melhor Caraterização. A estatueta foi entregue a "Ma Rainey’s Black Bottom”, um filme estrelado por Viola Davis e com uma equipa composta por maquilhadores e cabeleireiros negros: Mia Neal (cabeleireira e chefe do departamento de maquilhagem), Sergio Lopez-Rivera (maquilhador pessoal de Viola Davis) e Jamika Wilson (cabeleireira pessoal de Viola Davis). "Ma Rainey's Black Bottom", um filme que retrata a história do romance da cantora de blues Ma Rainey e do seu trompetista rebelde, prende-nos à cadeira pela interpretação incrível de Viola Davis e Chadwick Boseman, mas também pelo igualmente incrível (e imperfeito) visual de Ma Rainey: rosto encharcado de suor, sombra preta dramática, batom vermelho escuro e cabelo com ondas retro. Podemos dizer que, sim, o prémio de Melhor Caraterização foi bem entregue.

Há que falar também dos restantes nomeados, que merecem uma menção honrosa pela forma como contribuíram para a arte da maquilhagem e cabelo em terras de Hollywood. Ora vejamos:

"Pinocchio"

  • Sinopse: Gepeto é um solitário marceneiro que sonha em ser pai e deseja que Pinóquio, o boneco que acabou de construir, ganhe vida. O seu pedido é realizado, mas a desobediência de Pinóquio faz com que ele fuja de casa e embarque numa jornada repleta de mistérios e seres fantásticos, que o levará a conhecer de perto os perigos do mundo.
  • Nomeados: Mark Coulier (design de próteses), Dalia Colli (maquilhadora), Francesco Pegoretti (cabeleireiro)
  • Menção honrosa: Como todos as personagens são interpretadas por atores humanos, a equipa de caraterização confiou no poder das próteses, maquilhagem e cabelo, conseguindo até tornar um menino real num menino de madeira.

"Emma"

  • Sinopse: Bonita, inteligente e rica, Emma Woodhouse é uma abelha rainha inquieta na sua pequena cidade natal. Em busca de emoções, aventura-se por decisões equivocadas e erros românticos até encontrar o amor que sempre acreditou estar ausente na sua vida;
  • Nomeados: Marese Langan (maquilhadora e cabeleireira);
  • Menção honrosa: Ao longo do filme, a Emma de Taylor-Joy é vista com cachos amarrados em um updo com uma parte central lisa e pele perfeita.

"Mank"

  • Sinopse: a trama gira em torno da vida problemática do argumentista Herman J. Mankiewicz e do seu trabalho com Orson Welles para construir o argumento do filme "Cidadão Kane" e da sua relação com grandes nomes da indústria cinematográfica da época, principalmente com o poderoso magnata dos media William Randolph Hearst;
  • Nomeados: Kimberley Spiteri (departamento de cabelo), Gigi Williams (departamento de maquilhagem);
  • Menção honrosa: O visual de Old Hollywood em Amanda Seyfried, que protagoniza Marion Davies, é o glamour no seu estado mais puro com as ondas retro e o batom vermelho em destaque.

"Hillbilly Elegy"

  • Sinopse: a família Vance muda-se para Ohio na esperança de viver longe da pobreza. O membro mais jovem do grupo cresce e torna-se num estudante de direito na universidade de Yale. Um dia ele é obrigado a retornar para sua cidade natal, deparando-se com a dura realidade da sua família;
  • Nomeados: Eryn Krueger Mekash (departamento de maquilhagem), Patricia Dehaney (departamento de cabelo), Matthew Mungle (designer de próteses);
  • Menção honrosa: A equipa de caraterização transformou de forma perfeita Glenn Close em Mamaw, uma feroz avó dos Apalaches com maquilhagem protética. A vida de Mamaw foi marcada pela pobreza e disfunção familiar, sem tempo ou dinheiro para cuidados com a pele ou produtos para o cabelo, então o seu visual é bastante 'áspero' e descuidado.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.