A estética discreta escandinava e a forma como usa os elementos naturais e os processos de fabrico mais sustentáveis estendem-se às marcas de Beleza. Da Dinamarca à Suécia, há todo um universo criativo, de alta qualidade no que toca à escolha de materiais e ingredientes, a conhecer melhor.

Dos tratamentos para o rosto, corpo, cabelo e fragrâncias, eis algumas das nossas favoritas.

Verso, a Natureza ao serviço da ciência

A Beleza que vem do frio: 6 marcas escandinavas que tem mesmo de conhecer
Acne Deep Cleanse, € 40, Verso

Foi lançada em 2013 por Lars Fredriksson, assente no princípio da ciência que vem da Natureza e de um estilo de vida simples. A sede da Verso está localizada nas proximidades do campus da Universidade de Estocolmo, o que aproxima a marca à ciência e à investigação. Ao testar clinicamente diferentes concentrações de Retinol 8, sob a supervisão de médicos do Karolinska University Hospital, no início de 2010, o seu fundador chegou a uma fórmula que provou ser oito vezes mais eficaz, e menos irritante, que o Retinol tradicional. Estimulante da produção de colagénio natural da pele, ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento e melhora a sua qualidade e textura, em produtos que visam facilitar a rotina de beleza diária. Todos os produtos da Verso são livres de corantes, parabenos e óleos minerais, e estão indicados para todos os tipos de pele, incluindo a mais sensível.

Escolhemos: Esta loção para peles com acne. Acne Deep Cleanse é um cuidado de limpeza facial esfoliante com uma alta concentração de ácido salicílico para a pele propensa a acne e manchas. Desobstrui delicadamente os poros, elimina o excesso de óleo e sujidade, deixando a pele preparada para as outras etapas do tratamento. O ácido salicílico é solúvel em óleo e funciona penetrando profundamente nos poros da pele, dissolvendo o excesso de gordura e as células mortas da pele, e impedindo o desenvolvimento de acne e manchas. Para usar de manhã e à noite.

Por que amamos Byredo?

A Beleza que vem do frio: 6 marcas escandinavas que tem mesmo de conhecer
Hair Perfume Blanche, € 50, Byredo, skinlife.pt

Porque é sempre uma delícia descobrir o que se esconde dentro das suas embalagens! E porque tem uma história por trás, como tantas outras, altamente inspiradora. Fundada em 2006 por Ben Gorham, a Byredo nasce da curiosidade deste homem pelos cheiros e as memórias da terra natal da mãe - Gorham nasceu na Suécia, e é filho de mãe indiana e pai canadense. Velas e fragrâncias compõem hoje o core business da marca, com aromas sempre surpreendentes e embalagens lindas, discretas, muito escandinavas, e a influência dos aromas da Índia e das suas viagens àquele país.

Escolhemos: A nova linha de fragrâncias para o cabelo, que adoramos, em particular Blanche, que deixa no ar um cheirinho a lençóis de linho lavados, estendidos ao sol numa bela tarde de Verão - mesmo!

Por que amamos o seu fundador...

Porque é lindo, inteligente, criativo. Ben estudou artes em Estocolmo mas o encontro casual com o perfumista Pierre Wulff levou-o a preferir os perfumes à pintura e sem qualquer experiência na área lançou-se na produção de fragrâncias, com a ajuda de nomes como Olivia Giacobetti e Jerome Epinette. Capa de várias revistas, objecto de muitos artigos na Imprensa internacional, Ben Gorham é reconhecido pelo seu estilo pessoal e a ligação aos universos da Moda e da Arte.

Vakinme, black is the new white

A Beleza que vem do frio: 6 marcas escandinavas que tem mesmo de conhecer
Gama Cotton, Vakinme, vakinme.com

Tomámos contacto com esta marca pela primeira vez em Estocolmo em Agosto de 2018. A Vakinme, com sede em Gotemburgo, faz parte do portfólio de marcas da ON interiör - empresa fundada em 1999 que representa várias marcas do sector casa / interiores - onde se incluem ainda a ByON, Village, Victorian e Burn Cancer. De inspiração marcadamente nórdica, todas as embalagens, pretas, guardam segredos iluminados. Aromas cativantes, calmantes, revigorantes podem ser descobertos na ampla variedade de produtos, das velas aos cuidados para a pele, feitos apenas com o recurso a ingredientes orgânicos certificados, com total respeito pela natureza e pelo meio ambiente.

Escolhemos: A gama Cotton, que inclui o cuidado de limpeza, o esfoliante e o creme nutritivo, tudo à base de extractos de plantas e óleos naturais.

A boa onda de Sachajuan

A Beleza que vem do frio: 6 marcas escandinavas que tem mesmo de conhecer
Thickning Shampoo, sachajuan.com

Sacha Mitic e Juan Rosenlind combinaram os seus nomes para nomear o salão Sachajuan que abriu portas em Estocolmo, em 1997. Decorridos alguns anos a trabalhar com várias marcas sem que encontrassem os resultados pretendidos, a dupla lançou-se na produção dos seus próprios produtos para o cabelo (2004) dando início a um novo capítulo no seu percurso profissional. Toda a gama Sachajuan é inspirada pelas suas ideias de como o cabelo deve parecer, de como devemos senti-lo e de como deve comportar-se, em conjunto com a sua perspectiva sobre a indústria e o desejo de tornar o cuidado com o cabelo mais fácil e compreensível, para os profissionais e clientes. Desta vontade de simplificar, e a premissa de 'mais é menos', recorrendo apenas aos ingredientes necessários, com todas as informações descritas nas embalagens - ingredientes e funções - de forma a reflectir uma atitude transparente, ao sucesso da marca, foi um passo. Hoje a Sachajuan é vendida em mais de 30 países, de Estocolmo a Sydney.

Escolhemos: Thickning Shampoo, com Ocean Silk e Thickening Technology para cabelos que precisam de um volume suave. Com agentes nutritivos, e filtros UV, para usar antes do Thickening Conditioner, este produto ganhou vários prémios, entre eles o Swedish Cosmetic and Beauty Award pela Swedish Cosmetic Industry e o GQ Groomin Award, pela revista GQ.

Um sucesso de vendas chamado Oriflame

A Beleza que vem do frio: 6 marcas escandinavas que tem mesmo de conhecer
Conjunto NovAge Men, € 69, Oriflame, oriflame.com

A Oriflame foi fundada em 1967 pelos irmãos Jonas af Jochnick e Robert af Jochnick, e é uma empresa de cosméticos de venda directa presente em mais de 60 países, no mundo inteiro. A gama de produtos naturais suecos é comercializada através de uma equipa de vendas de aproximadamente 3,5 milhões de assessores de beleza em todo o mundo.

Escolhemos: A nova linha de cuidados de rosto NovAge Men, desenvolvida para o homem, com base na Tecnologia Anti-envelhecimento de Baobá e no poder revigorante do extracto de células estaminais vegetais Coffea Bengalensis. A linha propõe actuar na redução dos sinais de fadiga da pele masculina - rugas, pele áspera, desidratação, flexibilidade e elasticidade. Na imagem, os produtos de Limpeza Purificante e Esfoliante, Gel de Olhos, Sérum Revigorante e Hidratante, Loção Facial Anti-envelhecimento em Gel.

L:a Bruket, natureza viva

A Beleza que vem do frio: 6 marcas escandinavas que tem mesmo de conhecer
Sabonete de erva-cidreira, L:A Bruket, na Batik, batikloja.com

Monica Kylén e Mats Johansson preferem tudo o que seja não tóxico, baseados na filosofia de que a inovação não é inimiga do natural. Vento, lama, sal, rocha, gelo, areia, água e sol em constante mudança compõem grande parte das condições da natureza da costa sueca e é sobre estas condições que a dupla fundadora se debruçou com a criação da L:A Bruket, oferecendo uma gama de cuidados para a pele e cabelos. Desde 2008 que a empresa desenvolve apenas fórmulas naturais para proteger e nutrir a pele e o cabelo exposto a condições implacáveis, seguros de que assim mais facilmente poderão responder a todas as exigências, em qualquer lugar.

Escolhemos: O sabonete suave de erva-cidreira, feito à base de óleos vegetais e óleo essencial de erva-cidreira e alecrim com acção estimulante, protectora e nutritiva. Tem ainda um efeito anti-séptico.

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