Ninguém questiona a practicidade das toalhitas, mas a verdade é que estas têm um enorme impacto ambiental. Apesar de já existirem várias opções biodegradáveis, ainda assim, as toalhitas serão sempre um produto de utilização única e muito pouco sustentável.

Sabendo isto, a The Body Shop tomou a decisão de descontinuar todas as suas toalhitas do mercado.

A notícia foi dada em primeira mão pela guro de Beleza britânica Caroline Hirons. No seu blogue, Hirons cita Linda Campbell, Managing Director da marca no Reino Unido: "Na The Body Shop descontinuámos as nossas toalhitas e estas vão começar a desaparecer das lojas do Reino Unido a partir de Outubro deste ano".

Double Cleansing: o que é e como fazer
Double Cleansing: o que é e como fazer
Ver artigo

Na mesma declaração, a representante da marca deixa claro que o objectivo é educar os consumidores na escolha de produtos mais sustentáveis: "Uma alternativa perfeita às notas toalhitas de rosto é a manteiga de limpeza de camomila, que remove a maquilhagem enquanto limpa a pele. Funciona lindamente quando utilizada com a toalha de 100% algodão orgânico. Usar uma toalha é uma óptima opção porque pode ser lavada e utilizada vezes sem conta. Para garantir a longevidade da toalha, recomendamos lavá-la depois de cada utilização e deixá-la secar naturalmente".

Por cá, contactada pela Miranda, a marca confirma que a medida só tem, para já, efeitos imediatos no Reino Unido. Em Portugal - e no resto do mundo - só entrará em vigor a partir de 2020.

Trabalho contínuo

Desde sempre com um papel activo na promoção da Beleza cruelty-free e produzida através de comércio justo, a The Body Shop tem uma série de projectos, sendo esta novidade mais um exemplo, com esse compromisso de preservar e proteger a natureza, empoderando comunidades locais mais fragilizadas.

Ainda recentemente, a marca lançou o projecto Comércio com Comunidades de Plástico Reciclado, uma iniciativa em parceria com a Plastics for Change, em que a marca se compromete a usar plástico reciclado nas suas embalagens de champô e amaciadores. No futuro, a marca espera que as garrafas sejam feitas com 100% de plástico reciclado, excluindo apenas as tampas das garrafas.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda