Não importa se é a preguiça, a pressa ou o facto de estar de ressaca (#MirandaNãoJulga), as toalhitas desmaquilhantes são uma forma rápida e, acima de tudo, prática, de remover a maquilhagem num ápice.

Só que estas aparentemente inofensivas aliadas escondem, na verdade, um problema global que está a ganhar proporções catastróficas. Há quem lhes chame "o monstro que entope os esgotos", já que muitas pessoas continuam a insistir em colocá-las na sanita.

Outro ponto importante é o facto de as toalhitas, na sua generalidade, serem feitas de materiais não biodegradáveis, como poliéster, tornando-se um produto com um impacto ambiental enorme.

Toalhitas: fim à vista?

Para perceber a proporção real do assunto, no final de outubro, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta que prevê a proibição da venda de produtos de plástico de utilização única na União Europeia (o que inclui toalhitas descartáveis).

A medida, que deverá ter efeitos em toda a União Europeia a partir de 2021, diz também que os Estados-membros devem elaborar planos nacionais que incentivem a "utilização de produtos que se adequem a múltiplas utilizações e que possam ser preparados para reutilização e reciclados”.

Garrafas ecológicas: hidrate-se bebendo água de forma responsável
Garrafas ecológicas: hidrate-se bebendo água de forma responsável
Ver artigo

A resposta chega, entre outras formas, com as toalhitas biodegradáveis, feitas com materiais renováveis e sustentáveis, que mantêm a eficácia das fórmulas, mas que são bem mais amigas do planeta.

Já há uma série de marcas a comercializar este tipo de produto, a mais recente sendo a Simple, que acaba de lançar as primeiras toalhitas desmaquilhantes biodegradáveis disponíveis no supermercado. "Compreendemos que as toalhitas têm um impacto no nosso planeta, por isso quisemos liderar o caminho e criar as primeiras toalhitas desmaquilhantes biodegradáveis no mass market", afirmou Georgina Bradford, directora de marketing da marca.

Por enquanto, este novo lançamento da Simple ainda não está disponível em Portugal. No entanto, há mais opções de toalhitas biodegradáveis no mercado do que poderia pensar - e o número só tende a crescer. As da Klorane, por exemplo, que são eficazes e se encontram em qualquer farmácia, ou as da The Body Shop, com Vitamina E, que deixam a pele não só limpa como hidratada.

6 toalhitas amigas do ambiente

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram