Estava longe de acreditar que uma simples ida ao barbeiro se poderia tornar numa cerimónia solene, mas bastou sentar-me e recostar-me na cadeira para me deixar envolver no ritual da navalha, do pincel e da espuma, entre toalhas frias e quentes, que me adormeceram o corpo e acordaram os sentidos para os cheiros e sensações que aí vinham.
No alto do privilégio de ter uma barba de pêlo não muito cerrado, nunca tive grandes cuidados com a mesma: para a manter vistosa, só preciso de rapar o que está a mais no pescoço com uma gillette, durante o banho, e de a aparar de 15 em 15 dias com a máquina de barbear. Não custa nada e nem tenho de passar um after-shave ou um bálsamo. O prático que é cuidar da minha massa pilosa facial nunca me fez procurar um serviço especializado e acreditei sempre que só um homem de barba cerrada teria fortes razões para se entregar nas mãos de um barbeiro.
Mas já vos tinha dito que em 2022 me iria dar à sensualidade dos cheiros. E ir fazer a barba na Claus Porto da Rua da Misericórdia, em Lisboa, foi honrar esse mote. O Musgo Real Hot Towel Shave, mais que uma experiência multi-sensorial, foi aquele momento a sós comigo mesmo, em que pude desfrutar de uma música jazz num ambiente requintado, enquanto deitado numa cadeira.
As sensações quente-frio na pele, as fragrâncias amadeiradas e frescas, que ficam impregnadas numa nuvem que nos envolve, e as leves massagens no rosto, levaram-me a acreditar que um novo tipo de facial acaba de ser inventado. Saio dali, sem dúvida, um homem mais belo, mas definitivamente alguém mais rico, se considerarmos a injeção de serotonina que aquelas sensações espoletaram no meu cérebro. Há prazeres que não têm preço.
Num cenário destes, o mais provável seria adormecer profundamente, mas ainda aprendi alguns truques para ter sempre uma barba penteada e aprumada, só com o óleo de barba Musgo Real, uma escova e a máquina de barbear. E se, de facto, estava acordado e prestei atenção, no final de contas tudo me pareceu um sonho bem retemperador, envolto em colónia black edition.
Acordei revitalizado. E a minha barba também!
Comentários