Estava longe de acreditar que uma simples ida ao barbeiro se poderia tornar numa cerimónia solene, mas bastou sentar-me e recostar-me na cadeira para me deixar envolver no ritual da navalha, do pincel e da espuma, entre toalhas frias e quentes, que me adormeceram o corpo e acordaram os sentidos para os cheiros e sensações que aí vinham.

No alto do privilégio de ter uma barba de pêlo não muito cerrado, nunca tive grandes cuidados com a mesma: para a manter vistosa, só preciso de rapar o que está a mais no pescoço com uma gillette, durante o banho, e de a aparar de 15 em 15 dias com a máquina de barbear. Não custa nada e nem tenho de passar um after-shave ou um bálsamo. O prático que é cuidar da minha massa pilosa facial nunca me fez procurar um serviço especializado e acreditei sempre que só um homem de barba cerrada teria fortes razões para se entregar nas mãos de um barbeiro.

#ÁguaPelaBarba: cheira bem, cheira a 2022!
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Mas já vos tinha dito que em 2022 me iria dar à sensualidade dos cheiros. E ir fazer a barba na Claus Porto da Rua da Misericórdia, em Lisboa, foi honrar esse mote. O Musgo Real Hot Towel Shave, mais que uma experiência multi-sensorial, foi aquele momento a sós comigo mesmo, em que pude desfrutar de uma música jazz num ambiente requintado, enquanto deitado numa cadeira.

As sensações quente-frio na pele, as fragrâncias amadeiradas e frescas, que ficam impregnadas numa nuvem que nos envolve, e as leves massagens no rosto, levaram-me a acreditar que um novo tipo de facial acaba de ser inventado. Saio dali, sem dúvida, um homem mais belo, mas definitivamente alguém mais rico, se considerarmos a injeção de serotonina que aquelas sensações espoletaram no meu cérebro. Há prazeres que não têm preço.

Num cenário destes, o mais provável seria adormecer profundamente, mas ainda aprendi alguns truques para ter sempre uma barba penteada e aprumada, só com o óleo de barba Musgo Real, uma escova e a máquina de barbear. E se, de facto, estava acordado e prestei atenção, no final de contas tudo me pareceu um sonho bem retemperador, envolto em colónia black edition.

Acordei revitalizado. E a minha barba também!

Além de secretamente estar a construir a sua própria marca de Moda (shhhh...), Bruno Reis é o responsável pelo Marketing e Comunicação de marcas de Beleza. Entre a criatividade e a estratégia, já foi actor, professor de yoga, gestor de redes sociais, fotógrafo e director de casting.

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