Eu era analfabeto no que diz respeito a cheiros e ainda hoje tenho umas quantas tromboses olfactivas se sentir mais do que dois perfumes seguidos – é demasiada informação para processar. Não acontece convosco?

Mas sinto que entro em 2022 cheio de uma grande necessidade de estar rodeado dos perfumes e dos cheiros que me confortam o coração e os sentidos. Parece que, mesmo no meio do caldeirão de cheiros que existem por esse mundo fora, este nariz amadureceu e sabe exactamente o caminho que quer fazer.

Se até 2020 a única fragrância que conhecia era a água de perfume para me borrifar o corpo todo, agora entro em 2022 numa sofisticação nariguda difícil de bater. O dia começa com um duche revigorante. Quando fui à Skinlife e me ofereceram a amostra do Geranium Leaf Body Cleanser da AEOSOP, a minha vida nunca mais foi a mesma. Aquele cheiro concentrado a verde e a floresta é inebriante e quando esfrego aquela poção mágica no corpo sinto-me a ressuscitar! O que eu andei a perder!

Depois disso, o meu desodorizante em stick Zino Davidoff, combinado com o perfume Halston Z-14 salpicado no corpo todo, é uma verdadeira experiência de auto-amor. Todos os dias, enquanto o faço, tenho pequenos delírios a acontecer em mim.

#ÁguaPelaBarba: o perfume que me abraça
#ÁguaPelaBarba: o perfume que me abraça
Ver artigo

Depois deste ritual, estou com os níveis de auto-estima bem lá em cima e a adorar pensar que quem me cheirar “vai cair no chão”. Estou pronto para sair de casa! Ou não. Se há coisa que em 2022 não vou prescindir é de passar um fim de semana inteiro dentro de casa. Mesmo já estando cheiroso, faço questão de distribuir este amor por todas as divisões. A começar pelo quarto. Depois da cama feita, gosto de borrifar os lençóis com uma destas três: a Lavanda da Ach Brito; a 4711; ou a Orange Amber Musgo Real da Claus Porto. Qualquer uma destas águas de colónia é o convite perfeito a uma noite nas nuvens, seja a dormir profundamente, seja a… despertar num espreguiçar eterno.

Quando começa a ficar de noite e estou sentado no sofá a ver séries, só supero esse mesmo prazer quando acendo as minhas duas velas que estão na mesa de centro. Comecei 2022 com a Eucalipto 2017 da Casa Bohemia e com a Goji Berry da Rituals. Além de que a chama é extremamente calmante, o cheiro fresco impregna toda a casa e não passa despercebido quando se entra.

Outra coisa de que gosto especialmente é de andar pela casa e ser surpreendido por outras fragrâncias, como quando, por exemplo, estou na mesa de trabalho e sinto o perfume do difusor em sticks Soft Cashmere Zara Home. Mas também gosto de ser eu a provocar a surpresa e o mistério nos visitantes e para isso disparo o cheiro a tabaco e balsâmico ‘Conversations at 10pm’ da Zara Home, com o difusor em spray.

E quando o visitante de honra sou eu mesmo, o que é a maioria das vezes, ainda defumo pau santo pela casa toda. O cheiro, na verdade, é bastante fugaz, mas o ritual em si, esse é que é purificador. Um templo é um templo e a minha casa é o meu templo.

Para fora de casa, tenho sempre comigo o álcool-gel perfumado Oud da Mizensir. É incrível como aquele cheiro bom fica impregnado nas mãos o dia inteiro e é capaz de resistir a tudo. Foi uma das melhores surpresas para mim!

Não se pense que vai aqui uma salganhada de cheiros, que na verdade combinam todos de maneira bastante equilibrada. Seja dentro ou fora de casa, faz-se uma vida perfumada, com vários apontamentos e em várias camadas. Um bálsamo para os pulmões. Cada cheiro é um dom que se inspira e que faz verdadeiros milagres pelo meu bem-estar.

2022 vai cheirar a amor-próprio.

Além de secretamente estar a construir a sua própria marca de Moda (shhhh...), Bruno Reis é o responsável pelo Marketing e Comunicação de marcas de Beleza. Entre a criatividade e a estratégia, já foi actor, professor de yoga, gestor de redes sociais, fotógrafo e director de casting.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.