Nunca antes como agora, nos preocupamos com o ar que respiramos. Ou melhor, com a qualidade do mesmo. O uso das máscaras de proteção individual - consequência da pandemia -, fez com que reduziu os sintomas de algumas alergias e doenças respiratórias, provando que uma atmosfera mais "limpa" só acarreta benefícios para a nossa saúde e bem-estar.

A poluição atmosférica causa anualmente milhões de mortes prematuras devido a doenças como asma, infeções pulmonares ou AVC, o que levou a Organização Mundial de Saúde a agravar padrões para a qualidade do ar, conhecidos como AQG [Air Quality Guidelines] e estabelecidos em 2005.

Mas afinal, para que servem os purificadores de ar? Como o nome deixa adivinhar, estes dispositivos filtram o ar, eliminando vírus, bactérias, pólen, esporos de fungo, pó, poluição e até pelos de animais do mesmo. Tudo estes são agentes que agravam os sintomas de asma e alergias, como espirros, ardor nos olhos, comichão no nariz ou dores de cabeça. Com a purificação do ar, cria-se uma atmosfera mais segura para todos. Adicionando a isso, pode também ajudar a eliminar maus odores, como por exemplo, fumo de tabaco.

Para além de manterem o ar mais limpo, existem purificadores multifuncionais. Algumas marcas acrescentaram funções de humidificador, aquecedor e/ou ventoinha. Como é o caso dos purificadores Dyson, Philips ou Rowenta, presentes abaixo.

Percorra a galeria e conheça os purificadores de ar que vão melhorar a sua saúde: