Arejar a casa é um gesto simples que faz uma grande diferença no dia a dia. Mesmo que lá fora faça frio, chuva ou caia neve, é essencial abrir as janelas e deixar o ar fresco entrar em casa. Este hábito, não só ajuda a evitar problemas relacionados com humidade, mofo, bactérias ou maus odores, como melhora a qualidade do ar, prevenindo problemas de saúde e trazendo mais conforto e bem-estar para o ambiente.
Sabia que um espaço arejado tem um impacto positivo no humor e na produtividade? O ar fresco melhora a concentração, reduz a sensação de cansaço e promove uma atmosfera mais leve e agradável. Claro que no inverno é mais desafiante, sobretudo em Portugal, onde as casas são mais frias e seria um crime deixar fugir o calor, mas há formas simples de renovar o ar, mesmo quando lá fora o termómetro insiste em descer. Conheça-as mais abaixo.
1 - Escolha o momento certo
No inverno, as manhãs e tardes costumam ser mais frias, mas existe uma "janela de ouro": geralmente no início da tarde, quando a temperatura é mais amena. Abra janelas e portas durante 10 a 15 minutos nesse horário para permitir que o ar circule sem arrefecer demasiado o ambiente.
2. Aposte na ventilação cruzada
Se a sua casa tem "frente" e "trás", aproveite para criar uma corrente de ar natural. Ao abrir as janelas dos dois lados, o ar circula rapidamente, renovando o ambiente. Assim, não precisa de deixar arejar por tanto tempo e o impacto no aquecimento é mínimo.
3. Invista em desumidificadores
O inverno é conhecido por aumentar a humidade em casa, o que pode causar mofo e odores desagradáveis. Se a sua casa for muito húmida, então poderá investir num desumidificador para arejar o ambiente. Veja algumas opções na galeria abaixo.
4. Não desperdiçar o sol
Se o sol aparecer, aproveite! Abra as cortinas e persianas para deixar os raios aquecerem os ambientes naturalmente. Abra também os armários, as gavetas e o guarda-roupa, pois o calor do sol não só aquece, mas também ajuda a eliminar micro-organismos e aquele cheiro típico de ambientes fechados.
5 - Pequenas Fendas, Grandes Resultados
Em dias muito frios - ou para quem vive no Norte - pode evitar abrir as janelas totalmente. Uma pequena fenda já é suficiente para permitir que o ar circule.
Comentários