Panchakarma refere-se às terapias ayurvédicas de purificação que animam os próprios mecanismos naturais do corpo para eliminar as toxinas, também aplicadas para retirar o excesso de energias e controlar os doshas, de forma a evitar desequilíbrios.

O inverno é dominado pela energia de Kapha (frio e húmido) e Vata (frio e seco), por isso nesta estação as pessoas dominadas por um destes doshas devem ter especial atenção.

Alimentação

Devemos privilegiar alimentos cozinhados, pratos quentinhos, tomar chás e bebidas quentes. Pratos temperados com gengibre, canela, mostarda, pimenta preta, malagueta, paprika, são muito aconselhados. O leite dourado, feito com leite (tradicionalmente, na Índia, de vaca, mas pode ser vegetal), curcuma e uma mistura de especiarias, deve ser bebido quente e é uma das bebidas mais confortantes e relaxantes nesta época do ano.

#AlmaYogi: existe uma dieta yogi?
#AlmaYogi: existe uma dieta yogi?
Ver artigo

O Kitchari é um dos pratos mais aconselhados pela Ayurveda nos programas de panchakarma. Consiste numa mistura de um grão com uma leguminosa, normalmente arroz e feijão mungo ou lentilhas, cozinhados numa base de azeite ou ghee e especiarias – um receita ayurvédica boa para ativar o agni (fogo digestivo), que nutre o corpo em profundidade e é muito fácil de digerir. No Inverno, sabe mesmo bem ;)

Estilo de vida

Esta é uma fase do ano que deve ser passada com maior tranquilidade, privilegiando atividades que nos aquietem e nos “chamem” à terra. Quem pratica Yoga pode incluir na sua rotina a Saudação ao Sol (Surya Namaskar) e posturas que abram o peito, garganta e seios nasais, ajudando a descongestionar os orgãos respiratórios.

No inverno, alimentar a pele!

Nesta altura do ano, a pele tende a tornar-se mais seca, pelo que é recomendado aplicar, por exemplo, um óleo de sésamo natural com uma pequena massagem, o que ajuda a nutrir e ao mesmo tempo relaxar e confortar. Para um ainda maior conforto, podes aquecer ligeiramente o óleo (em banho maria).

Massagens corporais com óleos quentes também são muito recomendadas. Mima-te a ti mesma e presenteia-te com uma massagem relaxante com óleo quente. Para as pessoas Kapha, as massagens com óleos devem ser menos regulares, podendo ser substituídas por massagens a seco, com uma toalha quente, por exemplo. Também as massagens ajudam e fazem parte dos processos de panchakarma.

#AlmaYogi: Yoga e Ayurveda para a Primavera
#AlmaYogi: Yoga e Ayurveda para a Primavera
Ver artigo

Poderás fazer diariamente uma auto-massagem, bastam 10 minutos. A auto-massagem ayurvédica de corpo inteiro chama-se abhyanga e consiste em movimentos suaves e circulares com a base da mão, complementados com pressões para cima e para baixo.

Começa a massagem pelo alto da cabeça e vai descendo até terminar nos pés. Os pés contêm muitos pontos reflexos, que devem ser massajados cuidadosa mas firmemente, usando o polegar para efetuar os pequenos movimentos circulares. Cada dedo do pé deve ser puxado suavemente e massajado da base até à ponta. Há vários “tutoriais” disponíveis na internet que ensinam a aplicar a abhyanga.

Sono

Sestas a meio do dia são de evitar. Nesta estação, usufruímos de noites longas, que proporcionam o ambiente ideal para relaxar e para induzir um sono profundo. A hora ideal para dormir é por volta das 22h00, e a de acordar entre as 6h00 e as 7h00. Esta é também a estação do ano que nos convida e “autoriza” a dormir mais horas :) Aplicar uma massagem abhyanga e beber um copo de leite dourado são o ritual ideal para noites descansadas.

Abraça o Inverno, deixa-te envolver pelo cheiro de terra molhada e aproveita o conforto do teu lar nos dias mais frios. Aceita e usufrui do recolhimento a que esta estação do ano convida.

Bom inverno, com Paz e tranquilidade! Namasté.

Sara Sá estudou Comunicação Social, mas especializou-se em Relações Públicas e trabalhou 15 anos como tal. A paixão pelo Yoga levou a melhor e, deixando o emprego e vendendo tudo o que tinha, abriu no Porto o MANNA, um espaço onde partilha, com quem por lá passa, a sua filosofia de vida.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.