No Hinduísmo, uma das mais antigas e também a terceira maior religião do mundo, existem diversas divindades – tantas que não existe “acordo” em relação ao número exato – que refletem e retratam as qualidades que queremos invocar para nós mesmos. São essas divindades que invocamos no caminho do Yoga, mediante o que buscamos para nós mesmos em cada momento. Vou passar brevemente por alguns desses Deuses, Deusas e Divindades.

Krishna

Um dos mais populares deuses do Hinduísmo, Krishna é considerado a Divindade Suprema, oitava encarnação de Vishnu, e é o principal protagonista, juntamente com Arjuna, no Bhagavad Gita.

Ganesha
#AlmaYogi: deuses, deusas e divindades no Yoga
Ganesha

Filho de Shiva e Parvati, Ganesha tem uma fisionomia parecida com um elefante. É o deus do sucesso, destruidor de males e obstáculos, também adorado como deus da sabedoria e do conhecimento.

Saraswati
#AlmaYogi: deuses, deusas e divindades no Yoga
Saraswati créditos: Tomacco

Mulher de Brahma, "O Criador", é a deusa hindu da aprendizagem, da criatividade, da música e da estética. O nome Saraswati significa “elegante” e “fluido”.

Hanuman

O rei macaco e servo devoto de Rama, Hanuman é o herói épico de Ramayana. Os textos míticos falam dele como possuidor de uma força imensa e um intelecto aguçado. Traçou o seu caminho para a deificação realizando proezas de força, devoção e coragem.

Lakshmi
#AlmaYogi: deuses, deusas e divindades no Yoga
Lakshmi

Deusa da riqueza e da boa fortuna, da saúde e do bem-estar. Mulher do grande deus Vishnu, sendo o casal frequentemente adorado como Lakshmi-Narayana. Tal como Vishnu, também Lakshmi assume diversas formas, uma das quais Sita, esposa de Rama. Pode também ser chamada de Lokamata (“mãe do mundo”) e Lola (inconstante, em referência à sua dispensa aparentemente casual de boa fortuna).

Shiva
#AlmaYogi: deuses, deusas e divindades no Yoga
Shiva créditos: AnnaSqBerg

Uma das três principais divindades do Yoga (Trimurti), Shiva é um deus complexo, podendo representar bondade e benevolência, mas também o lado mais sombrio de líder de espíritos malignos. Conhecido como “O Destruidor” de todas as coisas, ele também está, por outro lado, associado à Criação. No Hinduísmo acredita-se que o Universo se regenera em ciclos e Shiva destrói o Universo no final de cada ciclo, dando origem a uma nova criação. Shiva é também o grande asceta, que se entrega à meditação como forma de encontrar a felicidade, e é considerado o protetor dos Vedas, os textos sagrados.

Vishnu

Juntamente com Shiva e Brahma, compõe a tripla divindade suprema (Trimurti) do Hinduísmo. Também conhecido como Narayana, Vishnu é o deus da preservação, representa a justiça e a ordem moral. Símbolo de proteção, paciência e prosperidade.

Brahma
#AlmaYogi: deuses, deusas e divindades no Yoga
Brahma

Brahma é o deus da criação, da mente e intelecto universais. A sua essência é de onde tudo flui e para onde tudo regressa.

Shakti
#AlmaYogi: deuses, deusas e divindades no Yoga
Shakti

A deusa mãe, o princípio universal da energia cósmica, do poder feminino, criada pelo culminar das energias de todos os deuses. É a força divina que se manifesta para destruir as forças demoníacas e restaurar o equilíbrio. Tal como Parvati, Shakti é a mulher e energia por trás do deus hindu da destruição e do rejuvenescimento, Shiva.

Como reflexo de qualidades que queremos para nós mesmos, podemos por exemplo invocar Saraswati quando cantamos ou quando iniciamos um processo criativo, ou invocar Ganesha quando estamos a passar por momentos mais desafiantes e precisamos ultrapassar obstáculos, ou ainda Hanuman quando a intenção é mantermo-nos fiéis a determinado caminho...

Sara Sá estudou Comunicação Social, mas especializou-se em Relações Públicas e trabalhou 15 anos como tal. A paixão pelo Yoga levou a melhor e, deixando o emprego e vendendo tudo o que tinha, abriu no Porto o MANNA, um espaço onde partilha, com quem por lá passa, a sua filosofia de vida.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.