Apesar de recomendar meditações guiadas, com apoio de profissionais certificados, há alguns exercícios de meditação que tornam esta prática acessível a qualquer pessoa.

Um dos meus exercícios de meditação preferidos é a Meditação da Vela. Excelente para iniciados e/ou todos os que têm dificuldade em manter-se de olhos fechados.

Como fazer?

- Procura um espaço silencioso e tranquilo, onde não sejas perturbada e onde te consigas manter confortável.

- Coloca uma vela ao nível dos olhos, ou ligeiramente abaixo, e senta-te em frente a ela. É importante manteres-te a cerca de 50 cm de distância, para que a luz não te encandeie.

- Acende a vela, respira profundamente e fixa o olhar na chama. Cada vez que a tua mente começar a divagar, foca novamente a tua atenção na vela.

- Primeiro começa por focar-te nas cores da chama, que vão variando entre o laranja e o azul. Presta também atenção à ponta branca da chama.

- Agora concentra-te na dança da chama, que te revela as energias invisíveis que estão em todo o lado.

- Permite que a imagem da chama, as suas cores e movimentos, preencham a tua mente e permaneçam aí por tanto tempo quanto sentires.

- No final, fecha os olhos e fica deitada durante cinco minutos, permitindo que o teu corpo e mente regressem, lentamente, ao espaço onde te encontras.

#AlmaYogi: dicas para uma mente limpa e positiva
#AlmaYogi: dicas para uma mente limpa e positiva
Ver artigo

Os benefícios desta simples meditação são imensos, destacando-se os principais: ajuda a recuperar energia gasta, potencia o foco e a concentração, melhora a memória, purifica e revigora a mente, limpa o sistema ocular, equilibra o sistema nervoso e reduz o stress, entre muitos outros.

Esta meditação é baseada numa técnica yogi chamada Trataka – uma técnica de fixação do olhar, que mantém o teu “drishti”, ou ponto de concentração, num objeto que pode ser físico / externo ou contemplativo / interno.

As guidelines que aqui deixo para esta meditação foram baseadas no livro mágico do Dr. James R. Doty – 'Dentro da Loja Mágica' – que recomendo profundamente.

Espero que tenhas a possibilidade de experimentar! Boas práticas.

Sara Sá estudou Comunicação Social, mas especializou-se em Relações Públicas e trabalhou 15 anos como tal. A paixão pelo Yoga levou a melhor e, deixando o emprego e vendendo tudo o que tinha, abriu no Porto o MANNA, um espaço onde partilha, com quem por lá passa, a sua filosofia de vida.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda