Depois de algumas leituras e muitos testes, cheguei a uma lista de várias plantas que para além de fáceis de manutenção, dão-nos mais do que uma opção no seu uso e aplicação. Não é maravilhoso?

A camomila (por exemplo) é a campeã do rejuvenescimento cutâneo devido às elevadas percentagens de alpha-bisabolol. A verdadeira “healer” que Ilumina e uniformiza o tom da pele. Como potenciar o seu uso? Faz uma infusão de camomila e deixa arrefecer. Utiliza este néctar como toner. Para ajudar a pele a recuperar da exposição solar, adiciona algumas gotas de óleo essencial de camomila a um pouco de óleo de jojoba. Outra sugestão, colocar sacos de chá de camomila nos olhos! Ajuda a desinchar e a diminuir as olheiras.

A aloe vera. Para além de ser uma das plantinhas ideais para ter no quarto (ajuda à renovação do oxigénio) é uma arma do bem contra a inflamação cutânea. A aloe vera está cheia de vitaminas, minerais e outro tanto de coisas boas para a nossa pele. É um super hidratante e ajuda à renovação celular. Corta cuidadosamente uma folha e usando uma faca abre a folha ao meio; depois com uma colher retira o gel. Podes aplica-lo diretamente na pele, misturar no teu hidratante ou a uma máscara after sun. Outra ideia à qual nunca resisto é aproveitares parte deste néctar, para fazer um smoothie. Do que precisas: gel de uma folha, um copo de água filtrada fresca, alguns cubos de ananas (ou abacaxi). Mistura tudo numa liquidificadora et voilà.

#AoNatural: a minha receita favorita de mindfulness
#AoNatural: a minha receita favorita de mindfulness
Ver artigo

O alecrim. Sou viciada nele. Comecei por beber muita água com alecrim, para equilibrar e serenar alguma ansiedade. Depois descobri que é um ótimo aliado na queda de cabelo. Misturado com óleo de coco é perfeito para nutrir o couro cabelo e dar força ao crescimento de novos cabelos. O alecrim é uma planta toda poderosa que ajuda a pele no desenvolvimento de colagénio, combatendo os radicais livres e outros fatores externos menos bons, como é o caso da exposição solar.

Existem muitas outras plantas, ideias e “receitas”. Deixo-vos algumas sugestões de livros que vos vão inspirar e quem sabe, levar-vos para a cozinha, mas desta vez para fazerem um creme sem ser de pasteleiro: An Atlas of Natural Beauty de L'Officine Universelle Buly, Skin Cleanse de Adina Grigore e Hello Glow de Stephanie Gerber.

Ana Krausz é uma apaixonada por pessoas eprojectos, pelo novo. Às experiências em Turismo, aviação e assessoria de Imprensa, une compromisso com a forma física, o bem-estar, o desporto e a beleza. O universo orgânico, holístico, a sustentabilidade e o slow living conquistaram a sua atenção, fazendo nascer uma nova forma de ver e desfrutar a vida. Para seguir aqui, e no blogue que assina, Krausz.pt

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda