Unhas fortes e saudáveis é o que toda a gente deseja. Porém, as constantes manicuras, entre gel e verniz, podem levar a que a unha fique mais frágil, quebradiça ou amarelada, levando-nos a pensar se não seria melhor fazer uma pausa e deixar as unhas "respirar". Mas será realmente verdade?

A Miranda falou com as médicas, Dra. Ana Nogueira, dermatologista e a Dra. Rita Machado, podologista que nos responderam à questão:

As unhas precisam de respirar: mito ou verdade?

Verdade. "É recomendado pois, ao fim de alguns dias de verniz, acumulam-se bactérias e fungos nas unhas sendo aconselhável removê-lo. E o uso frequente de removedores de verniz seca as unhas pelo que se recomenda ir fazendo umas pausas", explica a Dra. Ana Nogueira.

E em relação às unhas dos pés, o princípio é o mesmo. A Dra. Rita Machado confirma: "a unha é uma estrutura composta por células queratinizadas e tem como principal função proteger as extremidades dos dedos. Como qualquer célula, a unha, precisa de respirar contribuindo assim para um melhor crescimento da mesma", afirma.

"A aplicação constante de verniz, verniz, gel, gel ou produto similar, pode levar ao enfraquecimento, alteração da cor ou mesmo proliferação de microorganismos denominados fungos. Por isso, aconselha-se a alteração do mesmo de três em três semanas".

Dicas para manter as unhas saudáveis:

  • Manter as unhas e as cutículas hidratadas
  • Fazer pausas entre verniz e gel
  • No caso dos pés, é fundamental ter um calçado adequado e trocar frequentemente o mesmo
  • Manter as mãos e os pés secos, livre de zonas húmidas
  • Não partilhar qualquer utensílio de tratar as unhas