Sejamos sinceras: só nos lembramos dos nossos pés quando 1) os sapatos nos magoam ou 2) no verão, quando chega a hora de fazer a pedicura. Certo ou errado? Mas a verdade é que são eles a base de tudo, são eles que nos permitem a locomoção, que suportam todo o peso do nosso corpo e que garantem, literalmente, o nosso equilíbrio.
A importância dos pés é tão esquecida que nem sequer paramos para olhar para eles, saber se precisam de uma esfoliação, se está tudo bem com as nossas unhas, se estão com a pele seca. Ou melhor, só nos lembramos quando queremos calçar as sandálias de tiras que nos ficam a matar. Pois bem, existem gestos que são mais importantes do que pensa e por isso fomos falar com quem sabe.
A podologista/podiatra Joana Azevedo dá-lhe o guia completo para manter os seus pés saudáveis e bonitos sem sair de casa. E lembra a importância de consultar regularmente um especialista, de forma a realizar consultas de higiene e manutenção periódicas e prevenir qualquer tipo de alteração patológica nos seus pés, em especial quando se fala de diabéticos, evitando o chamado pé diabético e minimizando o risco de complicações sérias.
- Observe com frequência os seus pés e, se existirem alterações na pele ou nas unhas, consulte um podologista ou podiatra.
- Lave os pés todos os dias, durante dois ou três minutos, usando sabonete neutro e água tépida.
- Seque-os muito bem, em particular nas zonas entre os dedos.
- Aplique um creme hidratante na planta e no dorso, massajando bem e evitando a zona entre os dedos.
- Corte as unhas de forma reta, sem cortar demasiado e sem cortar os cantos. Deixe a unha passar um pouco do bordo distal do dedo, evitando assim que estas encravem.
- No verão, não use calçado fechado sem meias — as meias protegem e absorvem a humidade, evitando fungos.
- Use meias de fibras naturais, como a lã, seda ou algodão, e que não apertem nas pernas.
- Alterne diariamente o calçado, para que seque e areje, de forma a evitar um ambiente propício a micro-organismos patogénicos.
- Na hora de descalçar, troque também as meias por meias secas.
- Use sapatos confortáveis, adaptados ao seu pé, de forma a que não haja zonas apertadas ou em que se exerça pressão excessiva.
- Os sapatos fechados protegem mais os pés, quer de “batidas ou topadas”, quer de pedras ou areias.
- Nos calos, não use calicidas nem outros produtos semelhantes.
- Nas calosidades, pode usar pedra pomes de forma suave, mas não use limas, lixas ou objetos de corte, que possam irritar a pele.
- O tabaco é um sério inimigo dos nossos pés, já que prejudica seriamente a circulação sanguínea.
- Se é diabético:
- nunca ande descalço, de forma a evitar lesões ou alterações na pele;
- não aqueça os pés com bolsas de água quente, nem aproxime os pés de aquecedores, lareiras ou outras fontes de calor;
- antes de calçar os sapatos, verifique com a mão se não há qualquer objecto dentro deles.
Comentários